quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma aventura cultural pelas cidades do interior de São Paulo

Tempos e espaços escolares atravessando fronteiras! Neste semestre, a sorte, os anjos, os astros me trouxeram uma experiência que está casando muito com o nome desta disciplina e com o tema adotado para as oficinas: CIDADE. O evento chama-se Circuito Sesc de Artes 2011.

Após um certo tempo distante da cena, ganhei a oportunidade de voltar à atuação teatral, percorrendo praças do interior paulista e alcançando muitos públicos. Diferentes tempos em diferentes espaços, não só escolares, mas essencialmente populares, é fato que tenho atravessado fronteiras literalmente todos os dias! Tentarei relatar brevemente como cheguei até aqui...

No início do mês de maio, soube que teria uma apresentação do espetáculo infantil Opereta Pé de Pilão, por intermédio do SESC-SP, em São José dos Campos, agendada para Domingo, dia 29. O texto de Mário Quintana, musicado por Vitor Ramil, Nico Nicolaiewsky e Claudio Levitan – idealizador da montagem, ator e atual diretor do espetáculo – concebe uma peça rica de canções em versos rimados sob diversos estilos musicais, além do encatamento propiciado pela manipulação de bonecos feita pelos atores que formam personagens-banda. Certamente recebi esta convocação da nossa produção com imensa alegria, uma vez que há mais de dois anos integro a Turma do Pé Quente, nome da companhia. Como era de se esperar, a apresentação em São José dos Campos foi ótima, principalmente porque o espaço de cultura e convivência estava lotado de pequenos espectadores e seus fiéis guardiões adultos. Numa postagem futura posso contar como foi e compartilhar imagens, pois meu objetivo hoje é comunicar de forma mais geral o que motiva minha ausência.

Dias depois, uma ligação com um convite irrecusável: fazer uma substituição no elenco do espetáculo A MULHER QUE COMEU O MUNDO, do excelente grupo teatral Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator (RS). Neste grupo constam alguns dos professores de teatro do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS: Ciça Reckziegel, Gisela Habeyche, Celina Alcântara e também do Departamento de Educação, o professor Gilberto Icle, diretor do UTA. Dedy Ricardo e Thiago Pirajira são atores/licenciados em teatro também formados que completam este núcleo de pesquisa em trabalho do ator que chega aos seus vinte anos de trajetória cênica. Nestas apresentações do Circuito entrei no lugar da atriz Dedy Ricardo e Julia Ludwig, atriz e diretora, está substituindo Gilberto Icle.

Agora que já contei à turma o que me levou ao repentino sumisso, pretendo compartilhar imagens e palavras dessa experiência que para mim, como futura professora de teatro, é uma necessidade: atuar, viver teatro!


O CIRCUITO SESC DE ARTES 2011 – de 1 a 19 de Junho

A arte em todas as suas manifestações. Em todos os seus encontros. Para todas as pessoas.”

O que é?

O Circuito Sesc de Artes 2011 percorre 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, no período de 1 a 19 de junho, reunindo cerca de 270 artistas, que atuarão em 6 roteiros simultâneos de programação. A diversidade das manifestações artísticas contempla em cada roteiro atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, performance e teatro. Onde? Na praça dessas cidades! A ideia é retomar a praça da cidade como ponto de encontro de gerações, como espaço de feiras e trocas simbólicas, que é o eixo da programação, com o objetivo de INTERVIR no ESPAÇO PÚBLICO propondo uma suspensão no cotidiano das cidades. A viabilização é do Sesc São Paulo.


Aguardem relatos, imagens e emocinantes impressões!

Para quem quiser ir matando a curiosidade, abaixo está o blog:

http://www.netvibes.com/circuitosescdeartes#262581046


Particularmente, participo do Roteiro 4.

aBRAçO!!!







Um comentário:

Regina H.M. Campos disse...

Viajar é bom, mas fazendo o que gosta melhor ainda! Parabéns!
Adquirir novos conhecimentos em novos lugares é renovação de projetos.