segunda-feira, 20 de junho de 2011

O nosso tempo é AGORA

Na próxima semana iremos visitar a exposição AGORA/ÁGORA no Santander Cultural. Muitos dos questionamentos levantados por esta exposição tem muito a ver com o que discutimos neste semestre.

Explorem o site: http://agora.art.br/


O projeto

Hibridismo, sobreposição, instantaneidade. A vida atual cada vez mais parece caber naquela frase:”tudo ao mesmo tempo, agora”. É para celebrar, interagir e questionar esta característica fundamental de nosso cotidiano que o Santander Cultural de Porto Alegre apresenta o projeto “AGORA / ÁGORA – Criação e transgressão em rede”.
A mudança da percepção do tempo é uma característica do nosso agora. Há muito abandonamos a ilusão de atingir o todo, de ter uma explicação totalizadora de nosso lugar no mundo. Nossa atividade diária é costurar fragmentos, flashes, instantes, em um quebra-cabeças que jamais se completará. Nossa certeza de hoje é nossa dúvida de amanhã. Não existe mais a noção de que o passado explica o presente e iluminará o futuro. A validade das coisas é relativa ao momento que elas habitam.
Essa idéia é o eixo de todo o projeto e, ao mesmo tempo, a temática central da exposição “Agora/Instantâneo/Simultâneo”, curadoria de Angélica de Moraes que reúne 14 artistas nacionais e internacionais em torno da passagem rápida do tempo sobre as coisas e o resultado disso para o entendimento do nosso mundo atual. Todas as obras escolhidas, mesmo nas mídias tradicionais (pintura, escultura, desenho), envolvem esse tema ou foram feitas em meios expressivos que utilizam o tempo (filme, vídeo, fotografia, videoinstalação).
Além da exposição no espaço físico e em cruzamento com ela no espaço virtual, há o lado web do projeto, denominado Ágora, sob coordenação de Giselle Beiguelman e participação de Karla Brunet e Juan Freire. A palavra Ágora define bem sua característica: Ágora, na antiga Grécia, era o local onde os cidadãos se reuniam para resolver os destinos da cidade. Algo que a internet ampliou a nível planetário e que é aqui utilizado como plataforma de discussão de estratégias de criação coletiva de conhecimento e mobilização através das redes sociais. O objetivo é promover e fermentar o pensamento do agora como algo a ser construído coletivamente, a partir de idéias individuais.
O projeto “Agora/Ágora – Criação e transgressão em rede” apresenta formato inédito no circuito cultural brasileiro. O público é convidado a observar e interagir em dois espaços – o real e o virtual – que têm suas características próprias mas também se expandem e potencializam pela mistura e combinação.
Fonte: http://redeagora.wordpress.com/about/

Nenhum comentário: