quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quebra de Paradigmas

Esta reportagem nos traz exemplos de pessoas atravessaram o espaço escolar e levaram o direito de estudo para crianças que jamais pensariam em ter uma educação. 

Esse movimento de novas formas de educar, nos faz refletir que devemos urgentemente quebrar o paradigma da escola tradicional. O aluno na sala de aula, não necessariamente está compreendendo o que está sendo passado, trazer novas experiências faz com que eles tenham mais vontade de aprender. Eles estão cansados e nós também ficaremos. 




"Bem-vindos a Learning World. A educação não se restringe à sala de aula. Se não a encontrarmos, ela pode encontrar-nos.
Pelo mundo fora, há muitas crianças que não podem ir à escola, por questões de pobreza ou familiares. Mas há esperança, para alguns…
A escola da plataforma
Na Índia, no estado de Orissa, as crianças que vivem nas estações de comboios têm agora uma rara oportunidade para transformarem as suas vidas. Uma mulher está determinada a levar a educação – literalmente – para a estação de comboios.
A escola nos bosques
Na Finlândia, os alunos são encorajados a explorar o mundo exterior à sala de aulas para uma educação e mais natural. Vamos descobrir como os estudantes finlandeses se estão a sair.
Várias experiências no exterior são desenvolvidas no âmbito do projecto Likkeelle. Um projecto que leva os alunos a usarem dados do mundo real para realizarem os trabalhos de grupo.
A aprendizagem sazonal
Na Tanzânia, as crianças nómadas têm agora uma oportunidade de aprenderem pelo caminho.
Isto graças aos esforços e à atitude positiva de uma organização chamada ‘Sim desenvolvimento “Yes Developpement”. Os professores deslocam-se de bicicleta, levam consigo o material de ensino e vão aos pontos de encontro identificados, onde ensinam durante as horas mais convenientes." (http://pt.euronews.net/2010/12/13/aprender-fora-da-escola)


post: Gabriela Malafaia

Nenhum comentário: