quarta-feira, 29 de junho de 2011

Toby Christian pós visita ao Agora/Ágora



O colega Douglas também pesquisou Toby Christian esclarecendo à turma, de antemão, quais eram as características da estética, do estilo do artista. No entanto, fomos à exposição e conferimos as suas obras. Trago, então nesta postagem o que nos foi despertado após este encontro.
Relembrando, encontramos duas obras em que a parede sofreu intervenção, na primeira "sentimos" o "beliscão" que a parede tomou, e numa outra obra, observamos que a parede foi amordaçada. Comentários que surgiram:

- Podemos ver o remendo na parede, podemos ver esse "bastidor" da obra, que é perceber onde está o gesso, onde começa e termina a colagem para criar o efeito de que a parede foi amassada, está sendo comprimida. Dessa maneira diminui nossa fé nesta obra, ou seja, acreditamos pouco na proposta (sim? não?); será que é proposital mostrar claramente a intervenção? Ficou falso?
- Noutra obra, observamos a parede sofrendo um beliscão, deixando de ser a parede para parecer pele... Um objeto cotidiano que modifica a estrutura parede e determina uma nova leitura. Vimos a flexibilidade da parede...

Concluindo, tenho a impressão de que Toby Christian realmente alcança seu objetivo, que é provocar o CONFRONTO no conceito de arte, trazer a INTERVENÇÃO NO ESPAÇO, dar valor ao MÍNIMO, ser irônico e trazer STATUS à peça.

Neste site, poderás ter maior acesso ao trabalho do artista:
http://barogaleria.com/artista/toby-christian/

Nenhum comentário: