domingo, 12 de junho de 2011

O percurso como um processo criativo.

Oficina do dia 07/06:
Esta oficina apresentou a possibilidade de percursos entre cidades/territórios como uma forma de processo criativo em arte contemporânea.
Alunos interfiriram nos mapas com materiais gráficos, de acordo com suas idéias e experiências de vida. Cada um apresentou seu trabalho e falou o que achou da composição formada com as linhas no papel (mapa).


 


REFERÊNCIAS (OU LEITURA INDICADA):
Nick Rands:
Nick Rands, que é britânico e vive em Porto Alegre, coletou referências para sua obra em uma viagem que realizou entre os dias 17 e 30 de maio. O artista percorreu os quatro cantos de um quadrado imaginário no mapa do Rio Grande do Sul, onde cada canto é o mais próximo possível das fronteiras do Estado com o Oceano Atlântico, Uruguai, Argentina e Santa Catarina: Tavares, Upamaroti, Porto Lucena e Pinhal da Serra. A cidade de Santa Maria - que marca o centro desse quadrado - foi escolhida para sediar a exposição.
Adotando uma postura bem pouco convencional, a obra de arte para Nick Rands surge de um complexo sistema de tomada de decisões. Números, passos, padrões e direções espaço-temporais, são combinados, transformando-se na estratégia inicial para o desenvolvimento de suas pinturas, fotografias ou instalações. Sua conceitualização artística e quase científica elabora um padrão cujo resultado final lhe é absolutamente desconhecido, deixando-se levar e surpreendendo-se com o seu resultado: a obra.
Abriu dia 04 de junho, no Museu de Arte de Santa Maria Um Quadrado no RS , exposição de Nick Rands - Cadernos de Viagem.

Jorge Macchi
Obras:



[Jorge Macchi. Catálogo da 6ª Bienal do Mercosul]

http://www.bienalmercosul.art.br/blog/wp-content/uploads/mapa-collage.jpg
http://www.bienalmercosul.art.br/novo/es/index.php?option=com_noticia&task=detalhe&Itemid=5&id=911
OBS.: Pedimos para os que estiveram presente, scanearem os mapas e postarem no blog.

Nenhum comentário: