segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lea Van Steen

Lea Van Steen (São Paulo, SP - 1965)
Iniciou sua carreira no audiovisual em produção de cinema, direção de publicidade e atualmente também desenvolve um trabalho mais autoral em curtas, documentários e video-arte.
Participa da exposição AGORA/ÁGORA com uma obra conjunta com Raquel Kogan.


Nesse vídeo as artistas falam um pouco spbre o trabalho em exposição:
http://www.youtube.com/watch?v=fjs4zFNi02w



Para conhecer um pouco mais um outro trabalho de Lea van Steen junto com Rakel Kogan




  imagem do vídeo Reprodução Proibida de Lea van Steen e Rakel Kogan

Reprodução Proibida é um vídeo, que documenta o percurso de roupas numa lavanderia. O lavar, o passar, o dobrar, embrulhar, o etiquetar, o numerar todo o percurso solitário dessas peças. Roupas sem corpos, roupas sem donos, sem identidade. Com medidas, tamanhos, cores, tecidos, preferencias, personalidades próprias. Se fosse de alguém, quem seria o dono dessa calça, desse vestido, dessa camiseta...Como na pintura de René Magritte “La reproduction Inderdite” 1937, em que um homem de costas para o observador e de frente a um espelho, no qual é vista não sua imagem frontal mas suas costas. Um ser não identificado, mas ao mesmo tempo quase que único, é assim que este trabalho vai se desenvolver: de quem é essa roupa, quem foi que a escolheu, como imaginamos esse usuário?
Ao nos olharmos vestidos num espelho, a roupa nos dá o desenho de nosso limite, nossa fronteira. Um encontro solitário em que o sujeito é objeto, rompendo com aquilo que ele é e com o que ele conhece. E o que acontece quando esse objeto se desvincula desse sujeito, o exterior de um interior, que pode desfigurar, distorcer esse sujeito misterioso. É quando se esta olhando sem ver o outro que surpresas inesperadas acontecem., esse é o roteiro desse vídeo.
Acompanha um som de flagrantes do cotidiano, registro de ações que sem sua imagem criam uma história, e por serem universais, sugerem uma vivência para a roupa. 
(http://www.leavansteen.com)


http://www.youtube.com/watch?v=HWRfG8_plKo 



referências:
http://www.itaucultural.org.br/
http://www.leavansteen.com/
http://www.santandercultural.com.br/

Nenhum comentário: