segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rommulo Vieira da Conceição

Pessoal,

Mais um artista que está participando da mostra Ágora/Agora do Santander Cultural que vamos visitar amanhã, terça-feira, dia 28/06/2011: Rommulo Vieira da Conceição. 
A pesquisa sobre esse artista foi feita pelo colega André Vieira que me mandou o texto, já que não conseguiu postar no blog:



Comentários sobre o Artista Rommulo Vieira da Conceição

Rommulo é professor pesquisador do Instituto de Geociências da UFRGS, paralelamente, desenvolve trabalhos relacionados com a arte. O artista comenta que há muito tempo realiza trabalhos de pinturas e desenhos, e, da mesma forma, realizou pequenas intervenções e exposições em outros países como Austrália e Finlândia, mas somente a partir do ano de 2000 ele próprio se reconhece como artista.
Em despretensiosa entrevista, ele ensina que para se conhecer um artista é necessário conhecer os trabalhos do mesmo, o que na maioria das vezes segue uma tendência ou estilo no modo de se expressar. Falando de si, afirma que busca um referencial teórico no período Medieval e no renascimento, e revela grande admiração pelo pintor e arquiteto italiano  Giotto Di Bondone (Florença, 1337).
Em relação às suas obras diz ter preferência em realizar intervenções em 3D, acredita ter mais habilidade para tanto, mas produz também obras em 2D, e que em todas as suas produções tudo nasce a partir de um desenho. Possui uma visível paixão por figuras que trabalham em perspectiva, trazendo com isso a idéia de que tudo é relativo, e que o sentido dado à obra depende de como você a enxerga disparando um “gatilho” dentro das pessoas fazendo-as refletir, mas confessa que nem todos se propõe a isso. Diante disso, é necessário que se diga que o artista ainda faz uma curiosa e intrigante relação, diz que: “ A ciência e a arte possui muito mais semelhanças do que se pode imaginar...”
Rommulo possui uma página na internet – “www.rommulo.com”. Nessa página é possível encontrar o local onde o artista esta expondo ou intervindo, instalações antigas, imagens, desenhos, pinturas, textos, etc. Atualmente esta com uma intervenção no Santander Cultural – AGORA/ÁGORA CRIAÇÃO E TRANSGRESSÃO EM REDE; E na Plataforma – Espaço de Criação – EXPERIMENTO ZERO.

Fonte: O próprio artista.




Nenhum comentário: