sexta-feira, 24 de junho de 2011

Com que olhos, olho a escola?


Olho para a escola como vejo uma peça de teatro. A escola é um palco, um cenário onde acontecem várias cenas, onde atuamos como personagens, desempenhamos papéis, funções. Só que quando estamos atuando como o personagem tal, perdemos a liberdade, nos vemos presos nele, como se fôssemos aquilo, mas é apenas um papel e esquecemos que podemos estar em outros papéis também.

Por exemplo, quando o professor está atuando, esquece que um dia já foi aluno e esteve já naquele lugar. E o aluno nem consegue imaginar que um dia, talvez, também pode estar na posição de professor, na posição de alguém que ensina algo.

O professor passa a ver o aluno com os olhos de professor, esquece como é ver com olhos de aluno. Esquece de ver o aluno no mundo dele. Se nós não temos a capacidade de olhar para eles no mundo deles, de se aproximar do mundo deles, quem vai se aproximar deles? E eles vão se aproximar do nosso mundo?

Nas mãos do professor está uma grande responsabilidade. Os mesmos olhos, que podem matar um jardim, podem também dar vida a ele. Com que olhos estamos olhando para o jardim? Com que olhos os professores estão olhando para os alunos?

(cartoon de Francesco Tonucci, Livro Com Olhos de Criança)

Nenhum comentário: