terça-feira, 23 de março de 2010

Tempo e espaço na Biologia

O tempo para a biologia é uma variável muito mutável, podendo se referir desde a alguns milissegundos transcorridos entre impulsos nervosos, até milhões de anos que se passaram desde a extinção de uma espécie. O tempo é relativo também ao se compararem diferentes espécies vegetais e animais, existindo árvores como a oliveira que pode sobreviver centenas de anos até plantas que duram apenas alguns dias.

Ao se lidar do espaço, a biologia é igualmente relativa, existindo espécies endêmicas restritas a pequenas faixas de terra, bem como espécies cosmopolitas que podem viver em quase todo o planeta. Mas o que mais surpreende é a maneira com que as noções de espaço pode ser enganadoras dentro da biologia, a medida que se estudam os diferentes organismos percebem-se fatos surpreendentes como a existência de fungos que ocupam um espaço de 20 hectares, aves que migram quase de um extremo ao outro do planeta, ou organismos que tem toda sua área de vida restrita a pequena quantidade de água que fica empossada entre as folhas de uma bromélia.

3 comentários:

jennifer demari disse...

o tempo é ligado diretamente com a vida , de várias formas realmente .

Luciana disse...

E qual é o papel do ser humano nessas noções instigantes de espaço/tempo na biologia? Conseguimos entender esses diferentes tempos?

Guilherme disse...

compreender estas diferenças de tempo é um grande desafio, uma vez que as noções de tempo, em especial as excessivamente antigas, não deduções que se baseiam em um mundo em que as regras são basicamente imutáveis. Deduzimos que o decaimento do carbono-14 (que mede no maximo 60.000anos ) ou de isotopos de elementos mais raros, vem seguindo as mesmas regras sem alteração a milhões de anos, em um ambiente de constantes mudanças, as vezes me parece algo um pouco infindável, infelizmente sou um tanto ignorante com respeito a química, nunca tendo me atido a estudar melhor esta assunto. Mas o que quero deixar claro é que as próprias construções de tempo são mutáveis.
O próprio espaço é uma construção mutável, e sujeita as inconstância de uma ciência que a milhares de anos diz ter a verdade absoluta. A própria terra é exemplo disso, uma vez que já foi cientificamente chata, cientificamente o centro do universo, cientificamente estática, e cientificamente um monte de coisas que hoje são igualmente cientificamente absurdos. Me pergunto se será desta vez que estaremos cientificamente certo em definitivo.
Duvido que um dia o homem por si só consiga chegar a alguma verdade absoluta sobre tempo e espaço. Seguindo a lógica de René Descartes, é impossível ao homem imperfeito atingir a perfeição , o mundo em que vivemos, a ciência que criamos, a lógica que inventamos, cada um dos conceitos que temos, não passam de interpretações pessoais e tendenciosas sobre um mundo que em absoluto desconhecemos.