terça-feira, 23 de março de 2010

O Ensino de Química Deveria Ser...

Ensinar química na forma de debate é bastante complicado, por isso a maioria dos educadores acredita que ensinar na forma tradicional é mais fácil (com o quadro e o giz), principalmente porque na química existem muitas equações e fórmulas. Tudo bem, não podemos e nem devemos fugir desta teoria, mas existe a outra parte da química que poderia sim ser trabalhada na forma de debate. Por exemplo, discutir sobre "a importância da água para o mundo e como cuidá-la" implicaria em uma série de assuntos a serem discutidos. Além de ser muito interessante sugerir uma exposição de trabalhos, saber a opinião dos alunos sobre o assunto e discuti-lo, também desmistifica a idéia: química = NaOH + HCl --> H2O + NaCl e amplia a visão do aluno sobre o verdadeiro sentido da Química.
Sair daquele espaço de sala de aula e apresentar no laboratório, ou no pátio, ou em um vídeo o que é uma reação química e discutir porque acontece isso e não aquilo será muito mais atrativo e divertido. Porque a química foi construída a partir de evidências, e não há maneira melhor do que aprender, senão observando e praticando.

O vídeo, a seguir, mostra um pouco sobre a idéia do texto. É uma reflexão sobre o mundo nos dias de hoje: o que estamos fazendo o que queremos dele.

3 comentários:

Arthur e Gabriela disse...

Pelo jeito, a farmácia e a química compartilham mais do que reagentes e vidrarias... compartilhamos também uma série de "porquês"... desde "por que somos ensinados dessa FORMA?" até o "por que aprendemos isso?"

Luciana disse...

Fernanda, qual o sentido daquela equação que colocaste no post?
E, afinal, qual é o "verdadeiro" sentido da Química?

Fernanda disse...

Luciana, a equação objetiva representar a idéia que a maioria dos alunos tem com relação a química, ou seja, várias "letrinhas" querendo representar alguma coisa que ninguém sabe o que quer dizer.
Essa idéia é precipitada, uma vez que química é vida. Todas as reações que ocorrem em nosso organismo, o cozimento dos alimentos, o desenvolvimento de energias mais limpas, a reciclagem do lixo, etc. Esses e outros inúmeros exemplos são o que o ensino da química representa.