terça-feira, 23 de março de 2010

Artes Visuais-Espaço e Tempo

Espaço e Tempo nas Artes Visuais


Nas Artes Visuais os artistas vivem em determinada época, contexto histórico, político, econômico, vivendo assim num período, desempenhando seu papel, sua função, seu trabalho em determinado tempo. Existem vários caminhos que o artista pode seguir, mas há momentos, etapas que os artistas escolhem certo estilo ou processo artístico para seguir. Suas obras, tanto plásticas como conceituais, baseadas em estudos, experiências, processos artísticos entre outros, serão expostas em um "espaço", podendo ser um museu, uma galeria, a própria rua, a Academia, onde o artista pode expor sua obra ou talvez desempenhar uma performance. O artista está sempre dialogando ou discutindo através de um espaço, sendo ele físico ou abstrato, abstrato no sentido do artista buscar o reconhecimento da Academia e do sistema das artes, e as vezes do público, conseguindo se inserir nesse espaço ele atinge de certa forma o espaço físico. A obra pode ser bidimensional, tridimensional, virtual, sensorial, performática, ter ou não a participação do espectador, mas sempre se dá no espaço.

A questão do tempo nas Artes é muito importante, pois para entender uma obra, devemos compreender como o artista chegou nela, em qual momento da história ele está inserido, estabelecer questões políticas e de mercado, por isso tempo e espaço sempre andam juntos nas Artes Visuais. Entendo a obra e o contexto onde o artista estava inserido a compreensão dos pensamentos e questões discutidas se torna mais fácil.

Outro aspecto interessante sobre o tempo nas Artes, é que artista deve organizar muito bem ele e aproveitar ao máximo, quanto mais podução, pesquisa, leitura, visitas aos museus, mais fácil a descoberta de um estilo próprio, do que relamente o artista tanto busca e quer expressar através de um traço, desenho, pincelada, com o passar do tempo o artista vai descobrindo seu processo, depois de experimentar várias técnicas e formas de processo, vários materiais. Outra questão é que a obra de arte também está sujeita as ações do tempo, ela pode se deteriorar, craquelar, enferrujar, na arte contemporânea alguns artistas discutem questões de tempo, da obra que sofre com a ação do mesmo e isso para eles faz parte do processo, onde o acaso interfere na obra em constante transformação, a utilização de materiais alternativos, bem como o sangue, o barro, pigmentos, comida tem interferido para que essas transformações sejam aceitas e façam parte do discurso artístico. Há muitos assuntos interessantes com relação a tempo e espaço nas Artes Visuais, mas escolhi alguns que me chamam mais atenção, alguns pontos para tentar entender essa relação tempo e espaço na Arte contemporânea.


2 comentários:

Clarissa Bocklage disse...

achei interessante levantares a questão do campo das artes, com espaço de legitimação e controle, e também a da ação do tempo sobre as obras, como forma de determinação de resultado...
acho que fazer arte é lidar com esses conceitos (tempo e espaço) o tempo e o espaço todo!

Camila Göttems disse...

Achei muito interessante quando falas sobre a ação do tempo nas obras de arte, de certa forma alguns artistas utilizam o tempo como uma ferramenta, experimentando diferentes materiais que vão se transformando com o tempo, deixando suas marcas no espaço.