segunda-feira, 15 de março de 2010

Que mudanças para os tempos e espaços escolares?

"Quando as pessoas estão sentadas em cadeiras tradicionais, pensam de modo tradicional. Se o desejo for o de promover mudanças, é necessário remover o lugar onde estão sentadas" (Diretor das Bibliotecas da Academia de Ciências da China)

Epígrafe do texto de HERNÁNDEZ, Fernando. O problema está na narrativa e na resistência em mudá-la. In: ______.  Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional.  Porto Alegre: Mediação, 2007.

Que mudanças a escola precisa?







Imagens de Sebastião Salgado, Rafael, George Deem.


Um comentário:

Guilherme disse...

O tempo passa mas a escola continua a mesma... a unica imagem que sai mais do modelo tradicional de escola é a do Rafael.
Creio que os alunos tenham aprendido com o decorrer do tempo a pensar e até obter o comando da aula quando estão nessa posiçao de classe, em que fica um olhand para a nuca do outro. persebi durante meus estagios que quando se tira os alunos da conformação habitual, a atenção deles é bem maior, uma vez que eles nao sabem o que os espera.
Não tenho duvidas de que a afirmação de que em cadeiras tradicionais, os alunos pensam de maneira tradicional, é uma afirmação bem literal.