terça-feira, 23 de março de 2010

As manifestações e seus meios




Por onde quer que andemos pela cidade nos deparamos com manifestações públicas: cartazes de festas, convocatórias de movimentos sociais independentes ou até mesmo grafismos sem aparente compreensão. O mesmo ocorre em espaços internos coletivos, como banheiros de qualquer procedência, desde bares até universidades.



É uma necessidade humana se expressar; seja cantando, escrevendo, pintando...ainda mais em uma era onde a comunicação é instantânea e a informação descartável. Então como trabalhar isso em um espaço efervescente como a escola?


Muitos jovens buscam através de manifestações visuais o seu espaço tanto na escola quanto na própria sociedade, ansiando reconhecimento e respeito através destes atos.



manifestações no Instituto Estadual Gema Angelina Belia - Zona Leste/Porto Alegre


E como controlar isto? Seria função das instituições de ensino não reprimir, mas discutir o tema? Acredito que a ajuda dos professores de diversas áreas possa buscar meios de atingir positivamente estes jovens e incentivá-los a desenvolver outras formas de se expressar.



vista panorâmica do mutirão feito pelos alunos - Instituto Estadual Gema Angelina Belia

alternativa tomada pela escola para diminuir as pichações


Para tanto, é necessário empenho e claro, informação. Não podemos abordar temas que sejam desconhecidos por nós, mas nunca é tarde para pesquisar e aprofundar conhecimentos. Não devemos nos adaptar totalmente ao aluno, mas sim entendê-lo e sobretudo compreendê-lo.

Nenhum comentário: