segunda-feira, 11 de abril de 2011

MENINO DEUS: ÀS MARGENS DO LAGO-RIO

Não consegui fugir do ponto turístico, no caso o Parque Marinha do Brasil, localizado no bairro Menino Deus, ponto das minhas caminhadas matinais, dos croquis na observação de pássaros e árvores, ou ainda dos eventuais passeios sobre os patins. Então aproveito para abordar a questão espaço: este foi implantado. Ou seja, um espaço em que as políticas públicas são as co-autoras, reinventando os limites no mapa da cidade.


Foto: Álvaro Vilaverde


De outro ponto de vista, um espaço roubado do Guaíba pelos aterros da NECE$$IDADE URBANA. Não será surpresa se um dia a natureza impeli-lo a retomar as suas margens.



Foto: Carlos Stein


Informação: O Parque Marinha do Brasil foi inaugurado em 9 de dezembro de 1978. Tem área de 70,70 hectares. Localiza-se à Av. Borges de Medeiros. Liga o centro da cidade de Porto Alegre com a Zona Sul, no mais harmonioso projeto de urbanização criado sobre o aterro da antiga Praia de Belas. Apresenta notável variedade de árvores e arbustos e oferece equipamentos de lazer e esporte. É um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete além de pistas para patinação, skate, atletismo e ciclismo. Conta também com aparelhos para ginástica, campos de futebol 7, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d'água. (fonte: Wikipédia)

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Soube que no Parque Marinha do Brasil acontecem partidas de RUGBY, um esporte ainda pouco conhecido no Brasil, mas que já existem clubes organizados como o San Diego Rugby Club que treina lá... Fiquei sabendo disso, pois o seriado "A Linhagem", produzido pela Escola de Atores, onde sou professor, teve algumas cenas gravadas lá no parque, que pude acompanhar, com alguns atores do seriado vestindo o uniforme do San Diego e jogando RUGBY.