terça-feira, 26 de abril de 2011

Um bairro, três bairros

Moro praticamente no encontro de duas ruas. Na minha correspondência, abaixo do nome da rua, numero e apartamento, logo acima do CEP, vem a surpresa: às vezes escrito Santana, outras, Rio Branco, e mais raramente, Santa Cecilia. Apenas a CEEE divide a inquietaçao de saber em que bairro moro comigo; nas contas de luz que recebo todos os meses, logo abaixo do nome da rua, numero e apartamento, logo acima do CEP, està escrito: SANTANA - SANTA CECILIA - RIO BRANCO.
Mas, apesar da incerteza, hoje quando alguém pergunta em que bairro moro, respondo: SANTANA.
Podia escolher qualquer um, como fiz por muito tempo. Afinal, nao é todo mundo que pode morar cada dia em um bairro sem mudar de casa, nao é? Mas agora penso que me estabeleci no Santana; nao me "mudo" mais.
Escolhi, dentre os três, morar no Santana pois me identifico com o clima do bairro, como se aqui existisse uma cidadezinha do interior incrustada a 15 minutos do centro de Porto Alegre. Aqui na minha esquina quase todos se conhecem, sorriem e dao bom dia - todos os dias - e boa noite - todas as noites. Nao sei se dao boa tarde pois nunca estou por aqui às tardes. Como pego sempre o mesmo ônibus, conheço todos os motoristas e cobradores, que também me dao bom dias e boa noites.
O que vivo no meu bairro é a minha vida do interior postiça, que dura 15 minutos pela manha e, com sorte, uma hora entre o final da tarde e a noite. é que nao passo muito tempo em casa. Chego tarde, saio cedo. As vezes compro pao e afins no mercadinho dos gringos, depois da sinaleira, às vezes compro carne pra janta ou um churrasquinho no açougue; também frequento a ferragem aqui pertinho. Quando posso, pedalo pelo bairro. Gosto de ir até o parque da Redençao, dar umas voltas por là, sentir o vento que acompanha o cair do sol e voltar pra casa por um caminho diferente do da ida.
O Santana é um bairro calmo, onde os moradores ainda passeiam por suas ruas, onde os vizinhos se conhecem e onde é muito dificil de comprar um imovel. Prova de que muita gente também quer morar aqui.

Nenhum comentário: