sábado, 16 de abril de 2011

Moro no bairro Cidade Baixa desde 1989 quando a minha família veio de Santiago, interior do Rio grande do Sul, onde passei parte da minha infância e toda a adolencência. Meus amigo e conhecidos residem todos nos bairros vizinhos ou na própria Cidade Baixa. Confesso que sou "bairrista" até o último grau, pois moro, trabalho, frequento lugares tanto para almoçar ou para festas à noite sempre na volta. A minha namorada está sempre querendo que eu vá em lugares como "Café moinhos", "Dado Café" entre outros lugares que nem sei como chegar e por isso recebo crítica dela dizendo que eu tenho de "sair da bolha". Não vejo necessidade de conhecer outros lugares, pois tenho tudo que eu gosto aqui na volta. No entanto escrevendo dessa forma e analisando o nome da cadeira percebo que ela tem razão porque devemos atravessar fronteiras. Mesmo assim continuarei pela Cidade Baixa, lugar que me foi apresentado na infância, explorado na juventude e vivido na fase adulta. O problema de morar nesse bairro é que a disciplina está sempre sendo testada, visto que todas as noites a pessoa sente-se convidada para sair e curtir um bar ou simplesmente dar uma volta e se deixar o indivíduo não estuda e nem trabalha mais além do risco de largar a família devido os prazeres da noite que a Cidade Baixa oferece.







Vamos falar um pouco da história desse bairro:




O bairro Cidade Baixa foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959 e teve seus limites alterados pela lei 4685 de 21 de dezembro de 1979.Apesar das propostas de arruamento desde 1856, boa parte da Cidade Baixa permaneceu desabitada por vários anos, principalmente o trecho entre as atuais ruas Venâncio Aires e da República. Consistia em um terreno baixo e acidentado, cortado por árvores e capões, que dificultavam o trânsito e facilitavam os esconderijos, abrigando tanto escravos fugidos quanto bandidos. A implantação das linhas de bonde de tração animal, no Caminho da Azenha (atual Avenida João Pessoa) e na Rua da Margem (atual Rua João Alfredo), contribuiu para a urbanização do local. A partir de 1880 novas ruas foram inauguradas, como a Lopo Gonçalves e a Luiz Afonso. A atual Rua Joaquim Nabuco também foi oficialmente aberta nessa época, sendo anteriormente conhecida como Rua Venezianos pois, se presume, embora não haja comprovação, que esta sediava o famoso grupo carnavalesco com o mesmo nome. De fato, o carnaval da Cidade Baixa era reconhecido e prestigiado na época, com destaque para os coros que movimentavam as ruas.




Atualmente, o bairro se caracteriza pela grande quantidade de bares e é conhecido por ser o local preferido dos boêmios da cidade principalmente nas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo.Situa-se perto do Parque Farroupilha (também conhecido como "Redenção"), uma das áreas mais arborizadas da capital gaúcha. Além disso, a proximidade do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) favorece a concentração de estudantes, intelectuais e artistas. Destaco o Largo Zumbi dos Palmares conhecido por muitos como EPATUR devido a uma empresa antiga que tinha no local. Esse lugar é palco de protestos de todas as formas como dos petistas nas épocas das eleições, do MST e atualmente da massa crítica (movimento de ciclistas).








Algumas fotos do Bairro:
































Nenhum comentário: