segunda-feira, 11 de abril de 2011

O bairro que se vive

Quando eu nasci, morava num bairro chamado Partenon, grande nome não é? Partenon. Fui para Santa Maria ainda criança e aquela cidade formou a minha personalidade. Maz não parava de esperar o dia em que voltaria. E então pensava no Partenon. Centro, Ipanema, Cristal, Passo d'Areia, Tristeza, tinha família ou ouvia falar nesses lugares, mas não os conhecia

Um dia enfim voltei, mas antes de escolher rondei a cidade, esquadrinhei, passava horas e até dias a fio rodando a cidade. Sempre que possível, durante anos. Neste período fiz estágio em outras cidades, precisava de tempo para conhecer esta cidade.
Conheci quase todos os bairros, vilas, avenidas, ruas, becos, esquinas, praças, casas até. É claro que fui nos famosos. Sim, Porto Alegre tem bairros famosos e procurados. Bom Fim, Menino Deus, Moinhos, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta. Todos legais, até o Partenon.
Mas não é bem assim escolher um bairro e muitas vezes quem te escolhe é o bairro. Assim as circunstâncias te levam a um lugar onde tu não espera. E de repente estava morando num lugar chamado de Passo Da Mangueira, nunca tinha ouvido falar. O que seria Passo da Mangueira, ora, passo aqui no estado quer dizer algo como uma passagem por um curso d água. Quando não haviam estradas as pessoas se locomoviam por onde a natureza permitia, e as tropas costumavam passar pelos rios e arroios em lugares onde a profundidade era reduzida. Acredito, não fui pesquisar, que o nome do lugar advenha do fato de existir por aqui, em algum tempo remoto da história da cidade um lugar destes. Pois, existe um arroio que está hoje canalizado e então aqui devia haver um depósito de animais, o qual chamamos também aqui no estado de mangueira, ou seja um grande curral para o confino de tropas. Passo da mangueira, bastante funcional. Mas poucas pessoas conhecem o Passo da Mangueira, apesar de ser antigo, somente quem é daqui da redondeza sabe onde fica. Muito mais pessoas conhecem o Jardim Planalto que fica aqui do lado, mais precisamente do outro lado da rua.
Para facilitar dou como referência o Jardim Planalto que é mais conhecido, talvez pelo marketing.
Mas onde fica então o Passo da Mangueira? Do lado do Lindóia, entre o Jardim Planalto e o Sarandi, quase no extremo da ZN. É um bairro triangular, daqueles planejados. Legal, prático mas é claro que não tem o charme dos famosos, mas tem seus encantos e o melhor é o horizonte ainda limpo. Fiquem com as imagens.


clique nas imagens para ampliá-las






Nenhum comentário: