segunda-feira, 11 de abril de 2011

Os bairros por onde transito

Ao longo da Osvaldo Aranha vejo carros, vejo pessoas.
De um lado, as lojas me fazem lembrar de que moro em uma capital;
do outro, o colorido das flores, o céu, as pessoas, os sorrisos..
me fazem sentir viva.

Atravesso o Bom Fim.
Cruzo a arborizada José Bonifácio
e sinto como se estivesse passando por um túnel verde.
Aos sábados, no mesmo local, a feira ecológica acontece.
Nesse dia, por alguns instantes, relembro minha infância.
Comer sempre aquilo que vem do jardim...

Jardim Ipê!
O ônibus que me leva.

Lá vou eu no 436,
todas as noites subindo a Protásio Alves.
Sinto a cidade, seus cheiros seus sabores.
Barranco, Fornão, Punta Del Diablo, Caverna do Ratão.
Fica tudo tão perto, logo ali,
Bairro Rio Branco.

Já na Eça de Queiroz o vai e vem do ônibus me embala.
Estou quase dormindo. Cochilando.
Árvores, casas, mais árvores. Petrópolis e seus recantos.


Acordo.
Já entramos na Felipe de Oliveira.
Rua tão linda, tão limpa, tão charmosa!
A calçada colorida de azulejos.
Aqui, o ateliê da Kátia onde venho comprar argila.
Ali, a Márcia, melhor cabeleireira da cidade [na minha opinião].
Só uma coisa me intriga. Há uma casa nessa rua,
dia e noite, sol ou chuva,sempre um soldado armado no jardim.
Será a casa de um oficial?

Última parada antes da minha, mas já me levanto.
Agora falta tão pouco.

Pronto. Cheguei. Barão do Amazonas.
Puxo o fio da campainha com uma pressa danada,
Só falta atravessar a rua e,
Estou em casa.

Mas afinal de contas, onde moro?
Será Petrópolis ou Jardim Botânico?






http://www.inga.org.br/?p=128
http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3polis_%28Porto_Alegre%29
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-2/paisagismo/p16OS%20TIPOS%20DE%20PAISAGISMO.htm


Um comentário:

Guadalupe disse...

ellen. eu morava na felizardo furtado.
também nunca soube se o bairro era petrópolis ou jardim botanico!
hehehe