... em construção...
A mídia todos os dias tras temas relacionados à biologia, como transgênicos, aquecimento global, doenças, preservação ambiental etc.
Todos esses assuntos, sem dúvida, despertam a curiosidade de adultos e crianças e , por isso, é uma ótima oportunidade de educadores relacionar o cotidiano com o ensino da biologia.
A interdisciplinaridade desta disciplina torna as possibilidades de intereção infinitas. É possível ensinar química, física, filosofia e biologia ao mesmo tempo. As barreira de espaço e tempo pode ser rompida facilmente: química e física relaciona-se com praticamente todos os ramos de biologia, como por exemplo, o estudo da biologia molecular; Filosofia relaciona-se com os aspectos éticos, como a utlização de animais em pesquisa, a preservação do meio ambiente em detrimento do conforto do homem etc.
Um comentário:
Concordo contigo! Tanto é verdade a presença dessa relação íntima entre a Química, a Física e a Biologia que inicialmente elas são apresentadas como uma única disciplina chamada Ciências. Depois as três são separadas e mantidas a distância uma da outra. Toda essa segmentação, em disciplinas sem interligação, é um erro crasso! Erro esse que facilmente constatado pelo colega quando cita alguns exemplos de inerdiciplinaridade, dos tantos que existem. A Química pode ser uma bom exemplo dessa interdiciplinaridade latente uma vez que dentre as suas disciplinas e áreas de estudo temos a FÍSICO-QUÍMICA e a BIOQUÍMICA.
Postar um comentário