terça-feira, 18 de março de 2008

Teatro, tempo e espaço

O que se entende por teatro?

Como ele se configura na escola?

O teatro não precisa de um espaço específico, precisa-se de imaginação...
O teatro não precisa de um tempo específico, precisa-se de imaginação...



Quando nos propomos a participar de uma aula de teatro, devemos esquecer onde estamos, ou melhor, temos que reconhecer o espaço em que estamos e transformá-lo naquilo que se quer.

O ser humano é adaptável, e apesar do teatro caber em qualquer lugar, é fato que necessitamos de condições básicas para estimular a produção criativa dos alunos. Que seriam: um espaço livre, sem classes e cadeiras, onde então colocaremos nossa imaginação e criação em ação.

O teatro acontece em diversos tempos.

Ele lida com o tempo de maneira menos real, digamos assim. O que se leva 1 hora quando realizado na vida fora de cena, pode-se levar 2 minutos levados para o teatro.

Em relação ao currículo escolar ficamos com o menor tempo.
Em relação às datas comemorativas o teatro é visto -equivocadamente- como a ferramenta certa para abordar o assunto. Então os professores de teatro, ou ainda, os que dão teatro (pois talvez eles não tenham formação suficiente, talvez não tenham tido tempo para isso) usam seu pouco tempo de aula para ensaiar coreografias para o dia das mães, páscoa..
No momento e que a escola, mesmo que ingenuamente, aceita e reproduz os mecanismos de incentivo ao consumo introjetados na cultura ela automaticamente bate de frente com os pricípios artísticos (segundo Brecht: martelar e não refletir. Enquanto servirem ao mercado, os interesses da escola não servirão ao teatro.
Ficando 45 minutos apertados numa sala com classes amontoadas num canto, não haverá espaço para quem quer questionar sobre o tempo em que vivemos.
Sendo assim não há espaço nem tempo para o teatro.


Gyan e Luiza.






2 comentários:

vickmendonça disse...

Espaço, quanto ao espaço, referindo-me ao comentário das cadeiras amontoadas num canto da sala, sinceramente, não acho um COMPLETO problema! Podemos mexer com a criatividade dos alunos, para transformar, em cada aula o espaço da sala, para os jogos...podemos utilizar o pátio (quando nos for permitido... tudo bem que existe a probabilidade de ele não nos ser... Mas...) depois de um certo tempo, corredores, rua, enfim! Acho que pelo fato do teatro ser uma arte que não requer (GERALMENTE) instalações e materias mais complicados de se conseguir, é também uma arte que possibilita MAIS espaços.
Quanto ao tempo... huaehuaehuae de fato colegas, concordo PLENAMENTE, não temos tempo para o teatro... 45 minutos... é quase uma piada... rir para não chorar. Tudo isso pois não temos o espaço político para o teatro. No fim, acabo concordando que não temos tempo e espaço para o teatro!
=)

camila galarza disse...

Bom, quanto ao espaço, é um difícil trabalhar em uma sala de aula cheia de classes, mas como disse a colega, podemos usar a criatividade mesmo para driblar essa situação. Assim como no teatro, nas artes o espaço não é adequado. Imagina fazer uma pintura na sala de aula? Pintar as classes sem querer?? Jamais!!! Seria distruir os bens da escola!! (Será exagero?? Na minha escola era assim, a classe deveria estar limpa no final da aula...)
E quanto ao tempo, vou piorar as coisas... Não esqueçam que vocês dividem esse período de 45 minutos com o pessoal das artes, da música e da dança...