Ao observar uma obra de arte, imediatamente a relacionamos no tempo e no espaço. No tempo ao descobrirmos quando essa obra foi realizada, quanto tempo levou para ser concluída,... Algumas destas informações podem ser descobertas pelo estilo da obra, pois a arte é dividida em períodos característicos, onde alguns estilos marcam algumas épocas. O tempo de realização de uma obra é muito importante também para seu resultado final. Hoje em dia ainda temos obras em que é necessário tempo para observá-las por completo, como obras em vídeo ou obras interativas.
A importância do espaço nas Artes é ainda mais evidente, já que a arte necessita primordialmente de algum espaço para ocorrer, seja o espaço de uma tela, seja o espaço de uma sala ou até mesmo o espaço urbano. Muitas vezes o espaço por si só é objeto de arte. Já na construção da obra, podemos dizer que o espaço influência quando observamos de onde esse artista veio, onde ele vive, como é o local (espaço) que está ao redor dele, que situações ocorrem. Arte implica espaço.
Ainda em relação ao espaço, um dado curioso: os cubistas já abordavam em suas obras a questão da quarta dimensão. Esse tema foi discutido muito na área da Física, inclusive por Albert Einstein.
O tempo e o espaço são dois elementos presentes e visíveis nas Artes, tanto na sua construção, na sua observação e até mesmo no seu ensino.
4 comentários:
Carol, ótima relação que fizeste no campo das artes!
O Cubismo é um exemplo interessante para discutir o tempo e espaço nas artes. Que tal explicar para o pessoal da turma sobre o que trata o cubismo, seus principais artistas, algumas obras, etc? Aproveita o blog pra isso...
Também gostei da relação/informação!
(...) O tempo de realização de uma obra é muito importante (...)
(...) a arte necessita primordialmente de algum espaço para ocorrer (...)
Destacando esses trechos quero salientar que a arte, ainda, é muito mal mostrada aos alunos e muito mal vista pelas escolas. As escolas deveriam reservar espaços e tempos maiores dos que, atualmente, são disponibilizados, pois, por exemplo, fazer uma desenho, ouvir uma música, assistir um víde, entre outros não é suficiente, deve-se ir além, observar, analisar, tentar entender a arte, e isso requer tempo (as vezes muito, as vezes pouco, depende de cada indivíduo) e requer um espaço adequado (alguns precisam de recursos como luzes e pinturas, já outros não).
Concordo com o que a Carol disse. Tempo e espaço são coisas bem relativas. E concordo também com o que o Luiz disse, a arte só é mesmo "levada a sério" quando alguém decide se expressar. E sabemos que arte não é apenas uma forma de expressão, às vezes é a própria vida das pessoas que está na arte. Com certeza, deveria ter mais espaço, mas como conquistar esse espaço? De que ponto podemos partir? Não sei se acontece com vocês também, mas eu tenho muitas perguntas e cada dia aparece uma nova...
Postar um comentário