domingo, 30 de março de 2008

PAULA PERISSINOTTO

Paula Perissinotto é artista e produtora cultural formada em artes plásticas pela FAAP, mestre em Poéticas Visuais pela ECA, Escola de Comunicação e Artes da USP e Mestre em Curadoria e Práticas Culturais em Arte e Novas Mídias pelo MECAD/ESDi, em Barcelona, Espanha.
Professora de Arte e Tecnologia no curso de graduação em Artes Plásticas da FASM Faculdade Santa Marcelina em São Paulo. Desde 1999, se envolve como artista com a cultura digital, participando de eventos como: ISEA Internacional Society of Electronic Art 2002 - orai, em Nagoya, Japão, em 2000 - no ISEA, em Paris. Selecionada pela Fundação Vitae para o sSeminário de "Técnicas Digitais Experimentais em Multimídia e Internet", realizado pela Fundação Antorchas, em Bariloche, em 2000. Participou de várias mesas redondas e palestras nacionais e internacionais.
Projeto: Arte e Interatividade
Um estudo que mostra como se deu a relação das artes visuais com a ciência e a tecnologia. Para isso, partiu das idéias lançadas pelos irmãos Naum Gabo e Anton Pevsner, construtivistas russos, através do Manifesto realista, procurando libertar as artes visuais de seu estigma de arte estática. Esta pesquisa acompanhou o trajeto de artistas (Archipenko, Duchamp, Gabo, Pevsner, Moholy Nagy, Mari, Bury, Tinguely, Schöffer, Takis, Tatlin, Rodchenko, Man Ray, Calder, Le Parc, Palatinik, Lígia Clarck, Robert Rauchemberg, Christa Sommer&Laurent Mignonneau, Jeffrey Shaw...) que, ao longo do séculoXX, desenvolveram pesquisas nesta linha . Este trabalho percorreu a história da arte cinética, apontando artistas que exploraram a interatividade (a perceptiva, a espaço/temporal ou a potencial surgida da relação da arte com a tecnologia) além daqueles que buscaram soluções em outras disciplinas, tanto em outras artes como na ciência. Mostra como a complexidade desta interdisciplinariedade criou mudanças de conceitos formais, estruturais e estéticos. Enfoca também como a adesão das artes às novas tecnologias provocou transformações não apenas no mundo dos artistas, mas também no universo institucional que incentiva e promove as artes visuais contemporâneas.

Nenhum comentário: