Han Hoogerbrugge é holandês, nascido em Roterdã, no dia 11 de outubro de 1963. Primeiramente estudou pintura na Academia de Artes de Roterdã, se formou em 1987. Como artista visual trabalhou nos meios convencionais da pintura, instalação e escultura.
Em 1996 ele começou a trabalhar com computador e a própria internet. Criou seu próprio website e achava muito fácil isso. Ele já fazia quadrinhos sobre a própria vida (Modern Living), e decidiu publicar no seu site, mas achava muito parado e começou a fazer animações. Mas como as conexões na internet eram muito ruins, ele tinha que fazer animações muito pequenas, com objetivo rápido, contra a sua vontade. Começou com animações em gif e mais tarde descobriu que o Flash era ideal para o seu trabalho. A primeira animação que fez, foi um cara arrancando um dente com alicate, onde depois que o dente é arrancado, sorri e fecha a boca repetidamente até a pessoa o fazer parar.
A maioria dos trabalhos é sobre ele. Ele começa se filmando, passa a filmagem para o computador, pega as imagens paradas e seleciona as que ele quer para o desenho e imprime. Desenha, coloca de volta no computador e leva para o flash para fazer as animações. Ele diz que o personagem faz coisas muito estranhas e que por isso é melhor ele mesmo fazer que outra pessoa. Ele mostra um personagem que está sobre as influências da vida moderna e da tecnologia moderna e espera também que as pessoas possam se reconhecer nele, como se fosse um personagem universal.
Ele tem também pinturas e desenhos expostas em galerias e se considera mais como pintor do que um artista digital.
Fez “Neurótica” como um “auto-retrato em progresso”. Em 2002 começa uma nova série chamada NAILS, com animações mais sofisticadas e precisas. Publicou trabalhos em outros sites; fez um clipe musical interativo chamado Flow”, junto com o músico japonês Gil Kay, que está no site albinoblacksheep.com; Loss of Facial Features no site VPRO, SPIN para a Sony; em 2004 começou a fazer Hotel para o sbmarineChannel. Em 2006, fez Pro Stress em colaboração com o escritor Paul A. Hall.
Ele fez diversos videos de música, incluindo Landslide de Dead Man Ray (que encontrei no yuotube http://www.youtube.com/watch?v=FUzY5g9q-2g), e em 2007, Your music is killing me (youtube http://www.youtube.com/watch?v=l0Yyn_AYtaw), Wake up, make up, bring it up, shake up dos Young Punx (http://www.youtube.com/watch?v=x0Q99avIpsw).
Ele participa do FILE desde as primeiras edições. E nesse último apresenta cinco obras: modern living, flow, spin, zoo e, a última, hotel.
Ele diz que a obra Hotel é bem diferente das outras, pois é mais real. Nela tem uma historia principal que é um doutor que está fazendo teste em pessoas e que tenta descobrir o que acontece com elas quando sofrem acidentes.
Seu site é www.hoogerbrugge.com
Fiquei um bom tempo olhando a série Hotel, vale a pena, é bem legal! Mas para quem quiser ver apenas vídeos http://www.youtube.com/watch?v=lPRKRl2QN9U, é do hotel também mas sem a interação..
Nenhum comentário:
Postar um comentário