terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sobre como o tempo o espaço influenciaram na minha decisão.

Inspirada pelo ideal de que a educação é a única forma de "mudar o mundo", fui cursar Licenciatura em História.
No entanto, a perspectiva de passar minhas horas fechada com os alunos dentro de uma sala de aula, sendo obrigada a ensinar conteúdos tão distantes da realidade deles, me fez pensar que o curso talvez não fosse a melhor opção.
Mudei para o teatro.

xxx

Final de semana passado, conversando com um amigo que concluiu o curso de História e que está dando aulas na rede pública, fiquei sabendo que ele dava aulas no pátio, e que sua prática incluía espaço para a criatividade: "Depois trabahar o conteudo, pedi aos alunos que inventassem uma história que se passasse naquela época".

xxx

Quem sabe se uma disciplina como essa, que problematiza esse espaço-tempo escolar,não teria sido capaz de mudar o curso da minha história?

Pergunta sem resposta.

xxx

Quando entrei no Teatro, dizia que "agora sim" teria espaço para atividades multidisciplinares. Que "agora sim" os alunos estaria mais receptivos às minhas propostas. "Agora sim, agora sim". O teatro transformaria a todos, e seríamos todos felizes.

Pensamento, no mínimo, inocente.

xxx

Mas afinal, o que me fez acreditar que as coisas não podiam ser diferentes? Quem foi que disse que eu não poderia levar meus alunos para o pátio, para a cozinha, ou para qualquer outro lugar?
Sou levada a crer que a prática dos meu professores de História que tive na infância, modelaram minha forma de pensar a docência nessa área, e que por falta de provocação (ou mesmo por falta de paixão pelos conteúdos) não fui capaz de fazer esse confronto, assim como meu amigo fez.

Enfim.

Assim como a crença no potencial transformador da educação, creio que também a arte cumpre esse papel pois problematiza e da espaço para novos olhares.
Amo meu curso, e cada vez mais tenho a certeza de que fiz a melhor escolha.

3 comentários:

Luciana Paz disse...

Thais,
Tu achas que o teatro pode mudar o mundo? Que mudança tu gostaria que acontecesse?
bjs LK

OBS: pensei num jeito de não revelares tua identidade no outro blog, põe teu nome no marcador qdo postares aqui. Com o tempo nos acostumamos que tu é ...

... disse...

O mundo, certamente não....
Mas algumas pessoas, sim.

Que mudanças? Hum.... Deixemos para a aula, rsss

Valeu pela dica! Já troquei minha assinatura!

Luciana Paz disse...

Sabe Thais, pergunto se achas que o teatro pode mudar o mundo, por que quando li teu texto lembrei muito do meu sentimento em relação a educação e ao teatro. No meu projeto de pesquisa de mestrado falo um pouco disso, na verdade penso sobre isso constantemente. E chego a ironizar a mim mesma dizendo: pensava em apenas mudar o mundo...e percebo o quanto tive que aprender e mudar para permitir que algum teatro acontecesse em mim.
Hoje penso que mais que mudar, ou resgatar o humano, que tá super na moda, uma importante função para o teatro é pensar sobre as coisas postas. Eu tenho começado comigo. Bom trocar com alguém
beijos LK