domingo, 20 de setembro de 2009

O meu (nosso) lugar no tempo e no espaço...

"...é incrível como algumas vezes naõ dá pra negar que o universo conspira a favor das coisas! Na mesma semana em que fui observar meu lugar no univers, na disciplina de Tempor e Espaços Escolares, na disciplina de Seminário de estudos I, lendo Vigotski em A Função Social da Mente, redescubro que o tempo e o espaço..., aliás o tempo é o espaço! pode parecer piração, recomendo que leiam o livro onde o que vou tentar trazer está melhor explicado possívelmente, mas não é no capítulo 3 sobre memória descobrimos que a memória humana passou por uma mudança de paradigma na sua evolução devido ao advento da sociedade: os hominídeos eram nômades, seguiam pela vida conforme a oferta de alimentos que o ambiente çlhe oferecia, com o tempo memorizava a rota em memória fotográfica, mas "não tinha" tempo embutido nessa relação, só movimento e necessidade - crê-se -, pois bem, lá pelas tantas descobriu a agricultura, o fogo etc. e fixou moradia, foi aí que o tempo passou a existir, pois o nosso antepassado comço a prestar atenção nas estações, no movimento dos animais de migração, no cicoo das plantar e o tempo que conhcemos começou a se formar, e a consciência de mundo fi se ampliando. Assim demo-nos conta do mundo a nossa volta e começamos a explora-lo além da rota conhecida, e tivemos que dar jeito de nos orientarmos no tempo e no espaço, surgiram o s primeiros calendários de nós, marcas na madeira, argila, buscamos pontos de referências e onde não os havia, os criamos: as constelações.
Bom se tempo e espaço, como saber o meu lugar no espaço sem perceber o tempo, recriando o processo de uma espe´cie na própria, e o espaço então, como não mirá-lo?
Para mim que cresci vendo estrelas cadentes, que esperava a noite pra achar o Cruseiro do Sul, que ia altas horas pra rua ver eclipses lunares, buscar constelações de atlas na mão e pasei muito frio para ver em noite de serração "arco-íris na lua" isso é muito difícil e triste de perceber...
Como psicopedagoga, tenho conhecimento e compreensão, ainda maior do que quando ia pra rua descobrir o céu, do quanto é importante oferecer para uma pessoa meios de construir as noções de tempo e espaço para que possa construir todos os próximos que precisar e quiser na sua vida de aprendente (ad eternum), sei que são os dois ultimos que elaboramos no desenvolvimento cognitivo por serem os mais complexos, e entendo porque tantos tem problema de organização e similares que geram problemas de aprendizagem a partir daí.
Como professora em formação, penso que o céu é o limite(!), seja o céu visto pela fresta no teto que faz goteira e poça no chão, o céu da boca, o céu da laranja do céu, o céu do nome da menina, o céudo dia o céu da noite e tantos céus quantos os alunos nos trouxerem, mesmo o que só é visto pela tv e o video game!
Como professora vejo a importância de levar meus alunos ao céu, e estar preparada para seu encantamento ou sua frustração que podem se converter um no outro conforme o momento, pois o universo é o maior espaço que ocupamos, o nosso espaço, temos que sabê-lo mas para nós, nosso conhecimento, utilidade e, quem sabe, deleite, tal os homens primitivos.
O céu é o limite, nosso lugar no espaço.

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