quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Meu céu cor-de-rosa

Lá pelas 23 horas do dia da noite 15 de setembro de 2009, o (meu) céu estava assim:

Foto do Céu em 15 Set 2009 Na realidade, as imagens estavam mais para cor-de-rosa, pela longa exposição (15s) e grande quantidade de luz no céu. (Nada que um clique no Picasa não resolva.)

Eu entendo o porquê das crianças não conhecerem as “Três Marias”: como podem conhecer estrelas se nem o céu elas enxergam? E, quando conseguem ver um pedacinho do firmamento ele não passa de uma massa homogênea com uma cor meio estranha e poucas estrelas fraquejantes.¹ A descrição do céu é assim mesmo, sem vírgulas, para ser lida bem rápida, pois é assim ou já tem novamente um prédio na frente.

Agora me digam: como nós podemos querer que as crianças almejem o céu e queiram voar se elas não o enxergam?

Querer instigar a imaginação pressupõe também um oferecimento de repertório de partida para esta imaginação. É necessária a existência da maçã para que ocorra a pergunta de onde ela vem? e se instaure o desejo de ter uma macieira em casa.

Pergunta: Como oferecer uma maçã se continuamos pedindo para alunos estudantes² do ensino médio pintar discos de cores? Onde azul, vermelho e amarelo continuam sendo as primárias: ciano, magenta e amarelo que é bom, NADA! Além do mais, qual a real importância em se pintar um disco de cores?

Por que não “cobrir as janelas de celofane” e realmente vivenciar um “mundo cor-de-rosa”?

Link para construção de um Espectroscópio de caixa de fósforo!!!Se bem me lembro, tem na exposição um buraco de fechadura onde se pode ver o fim do arco-íris. Ou seria o começo? [ Onde que fica, afinal, o tesouro dos duendes??]
No caso, o engenhoso aparato possibilita ver por quais cores a luz é formada e, a partir da presença ou ausência de determinadas cores, determinar que metais constituem a lâmpada (ou o emissor da luz).

Como eu sou das artes visuais, isso não me interessa. Deixa essas coisas com metais pro povo da química! Que louco diria isso!

Só vivendo em um mundo esquizofrênico para que as coisas sejam assim.³
O que seria da pintura sem os metais? Não teríamos o azul cobalto, branco titânio, laranja cádmio...
E a fotografia? O Nitrato de Prata?? O Citrato Férrico?? O Ácido Tartárico??? O Hipossulfito de Sódio???
Foto não é só química: tem muita física também. Tem todos os processos de refração, difusão: luz refletida e registrada no negativo (ou no sensor da máquina digital). A fotografia é um registro de uma situação de luz, um registro que não sabemos por quanto tempo irá durar.

Quando olhamos para o céu de noite, também temos um registro de luz. Quantas dessas estrelas não deixaram de existir a milhões/bilhões de anos? e só sua luz continua chegando até nós?

_____________

¹ No meu caso [o da foto] ficou entre um cinza rosa alaranjado – bem estranho, meio sujo e indefinido.
² Estudantes, pois eles são como estrelas: possuem luz própria. Não refletem apenas a luz dos outro, como míseros planetas que são verdadeiros alunos (sem luz).
³ É impressão minha ou nossa educação é “meio” esquizofrênica??

Nenhum comentário: