terça-feira, 15 de setembro de 2009




Algo que me pôs a pensar....
Em um momento depois da visita à exposição nós conversamos sobre o efeito direto que tudo que vimos ali tem nas nossas vidas, diariamente. E depois foi falado algo sobre o efeito que o sol tem no nosso humor, por exemplo a calmaria dos bahianos....
Agora, por que raios eu pensei nisso não sei: o efeito da lua cheia em nós, por causa de nossos antepassados...? não?...bem, na minha cabeça fez sentido... Quando não existia energia elétrica....imaaaaagino que qualquer atividade noturna só seria possível em noites de lua cheia. Quem mora mais pros lados de lá sabe bem que só com lua cheia se consegue fazer algo sem necessidade de lanterna, por exemplo....viajar! Então logicamente, qualquer festa ou viagem ou fuga ou farra ou etc. ocorreria nesse tempo, nesse mês, mais iluminado.
Eu acredito (e agora entram minhas filosofias nada cientificamente comprovadas) que exista uma memória que se passa, de gene em gene, pai, pra filho, pra neto....
Será que é porisso que ficamos mais sensíveis, ou românticos, ou alterados nessa época?

Não consigo parar de imaginar muitas cabecinhas criando suas próprias constelações em uma aula de artes!....

Um comentário:

Luciana Paz disse...

Bárbara, tu ja leu Mulheres que correm com lobos da Clarisse Pinkola Estés? tem uma fábula no início que fala da mulher e sua relação com a lua. É muito bonita.