terça-feira, 17 de março de 2009

Tempo e espaço no teatro

Pra mim, o tempo e o espaço no teatro é variável. Quando falamos em tempo no teatro, podemos nos referir ao tempo de um ensaio para apresentação, tempo de duração de uma peça teatral, tempo de uma aula de teatro, tempo (época, ano) em que se passa a história da peça.
Quando penso em espaço, também acredito na variação. Os espaços podem incluir desde uma pequena sala até a rua, onde temos vários exemplos de espaço: palco italiano, elizabetano, arena, semi-arena, etc.
Se pararmos para pensar metaforicamente, também diria que o tempo no teatro é o amadurecimento do ator, o trabalho aperfeiçoado levando ao desenvolvimento artístico sensível. O espaço é o respeito adquirido em face desse amadurecimento.

3 comentários:

Luciana disse...

Uma pegunta: há espaço para o teatro na escola? O que os professores de outras disciplinas acham disso?

Maillin Rezende disse...

São minhas essas perguntas também. Vou iniciar o meu estágio essa semana e posso dizer, por enquanto, que acredito que há espaço se nós professores não abdicar do espaço que nos pertence. Quem faz licenciatura já deve ter em mente que as coisas não nos foram dadas assim como para mas matérias convencionais, mas eu faço teatro porque acredito e cabe a mim mostrar e discutir esses pontos na escola.

Patrícia Maciel disse...

A educação em teatro na verdade começou a ser formal com o advento da Escola Nova, no início do século XX. Imagine que durante todo este período até hoje, há a dificuldade de entendimento e percepção por parte dos professores de outras disciplinas sobre o ensino do teatro na escola. Com certeza ainda é para nós, professores de teatro, um desafio de comprovar a importância de uma educação integral, inclusive estética, para a formação do ser social. Na Europa, ao que me consta, o ensino das artes tem muita relevância. Na América Latina, o que importa é a produção de mão de obra..que importância tem artes, que fazem pensar e reletir, para mão de obra?