terça-feira, 17 de março de 2009

Sobre o Tempo...

Refletindo sobre o tempo no teatro percebi que podemos analisar a partir de deferentes pontos de vista.

Podemos pensar no tempo de duração de uma aula. Frequentemente ouvimos as reclamações de que o tempo disponível às artes no geral mão é satisfatório. Isso se agrava no teatro, visto que é preciso uma preparação do corpo e da mente até iniciarmos um trabalho. Muitas vezes usamos uma aula inteira apenas nesse preparo.

Por outro lado, penso
ser o teatro um mágico do tempo. Temos o poder, ou a pretenção, de condensar ou expandir o tempo. Uma peça pode acontecer durar o tempo de 60min e nos contar séculos de história. Ou em 5hs contar os acontecimentos acontecidos em 30min.





DROPS TEATRAL
Uma Tragédia Grega durava cerca de 4hs, mas o "tempo dramático", tempo em que a história se passa, é entre o nascer e o pôr-do-sol. O espaço usado para as apresentações era essa semi-arena. Quem já visitou a Grécia garante que a acústica é perfeita, isso pode explicar o fato de mais de 20mil pessoas assistirem às apresentações e os atores não usarem microfones.

Teatro Grego, em Atenas












Além disso o teatro pode ser capaz de, em alguns instantes, nos teletransportar para um tempo passado ou futuro, brincando também com o espaço. Inventando ou recriando espaços.

O teatro é o jogo tempo-espaço. Através dele somos levados a compartilhar e vivenciar de maneiras diferentes
outros tempos e outros espaços.





Um comentário:

Mariana Falcão disse...

O teatro é uma das artes que tem maior potencial de nos transportar no tempo e no espaço, sem que saiamos do lugar. É maravilhosa a idéia de trazer isso aos alunos de ensino fundamental e médio.