terça-feira, 17 de março de 2009

Bibliotecas... tempos e espaços


Se formos parar para pensar no que é uma biblioteca, em seus objetivos e no universo que pode existir dentro dela, podemos perceber o quanto seus tempos e espaços podem ser ricos ou medíocres.

Biblioteca é um espaço onde se conserva, organiza, divulga e disponibiliza informação e cultura. Ou, pelo menos, é o que deveria ser. Algumas AINDA preferem ingorar a parte de divulgação e disponibilização, mas isso, por enquanto, deixa pra lá.

Uma biblioteca, para uma criança deve ser algo divertido, alegre. Para um adolescente, deve representar um espaço cheio de mistérios, novidades e coisas interessantes. Para um adulto, depende do que o adulto deseja... Mas, será que são mesmo assim? Bibliotecas Públicas, Esclolares, Especialzadas, todas têm necessidades e, como consequência, espaços muito diferentes.

INFORMAÇÃO em todos os suportes, e não apenas LIVROS. Esse entendimento é fundamental quando se fala em biblio
tecas em diversos tempos. As primeiras bibliotecas tinham seus acervos exclusivamente de peças de argila. E, hoje, há uma séria preocupação a respeito de um risco de que as bibliotecas desapareçam. Mas não se trata de desaparecer, apenas mudar, mais uma vez.


Breve histórico da Bibliotecas do passado.

Caminhão biblioteca.

Biblioteca no ônibus.

Biblioteca em cima de um burro

Nenhum comentário: