terça-feira, 17 de março de 2009

Espaços e Tempos na Arte Dramática

As noções de tempo e espaço são estudadas em diferentes áreas do conhecimento: na Filosofia, na História, na Geografia, na Matemática, na Arquitetura, nas Engenharias, e em muitas outras áreas. Nas Ciências Humanas, como no Teatro, o tempo e o espaço são dois conceitos fundamentais, e podem ser analisados sob vários aspectos: psicológico, sociológico, etnológico, histórico e geográfico.



Sendo tão importantes esses conceit
os, é assim que o teatro tenta compreender como se organizam os diferentes espaços, pois isso significa aprender o espaço. O teatro em suas interpretações e em seus estudos pensa os espaços de maneira física e psíquica, assim como se apropria do tempo cronológico para contextualizar historica e geografiacamente as suas ações.
Na escola, nas aulas de teatro, nas ruas e até mesmo em casa é preciso oferecer as crianças, que começam a compreender noções de espaço, oportunidades para que elas possam observar e analisar relações espaciais e temporais que cada ambiente oferece, pois assim a compreenção desde torna-se mais clara.
Entretanto falar de tempos e espaços na arte dramática não é tão simples assim. Tempo e espaço são conceitos de extrema importância, além de básicos e complexos. No teatro tempo e espaço são relativos, pois toda ação dramática é percebida de modo diferente por cada indivíduo que põe-se como espectador. Sendo assim, uma mesma ação pode ser interpretada e compreendida inúmeras vezes de diversas e diferentes maneiras. Uma ação gera também uma noção de tempo diferente em cada espectador, assim como cada espaço que não seja previamente definido através de recursos como a fala, pode ser compreendido de inúmeras maneiras, como por exemplo, o que para um espectador parece ser uma janela, para outro poderá ser uma televisão.




Se persarmos historicamente, também veremos que desde o início da história da arte dramática, as noções de tempo e espaço estiveram muito presentes. Cada estilo e gênero teatral apropia-se de um espaço e de tempos diferentes. As unidades de tempo e espaço caracterizam gêneros e estilos teatrais em todos os cantos do mundo.

Nenhum comentário: