terça-feira, 17 de março de 2009

Tempo e espaço biológico

Quando penso em tempo e espaço na área que escolhi, a das ciências biológicas, me vem um turbilhão de possibilidades.
O tempo pode ser este comum, de todos nós, dos desunidos relógios, o cronológico. Pode ser um tempo "organísmico", se pensarmos que cada ser tem seu tempo, tempo de se alimentar, tempo de crescer, tempo de fugir, tempo de interagir, tempo de se reproduzir, e todos os outros tempos inerentes à existência biológica. Ainda podemos pensar num tempo "humano" (não menos biológico), tempo de sermos amorosos, tempo para sermos atenciosos, tempo de estudar, tempo de se aperfeiçoar, tempo para ganhar dinheiro, tempo de virarmos adultos, tempo de assumirmos responsabilidades, tempo de aproveitarmos as oportunidades que o bom emprego do nosso tempo nos renderão. (Relógio de flores de Viña del Mar, disponível em http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/4056-relogio-de-flores-vi%C3%B1a-del-mar.htm).
O espaço na biologia é algo! Algo no sentido de ser algo realmente fascinante. Podemos tratar da luz de uma organela, na microsco
picidade de uma célula, ainda pensar no mar de partículas, infinitamente microscópicas que co-habitam dentro desta mesma. O espaço pode ser todo o volume de um estômago, ou o comprimento da praia, ou a profundeza do mar. O interior de uma flor, a polpa do fruto, um oco de árvore. Uma gruta, um cânion, leito de rio. Tudo isso e muito mais é espaço em biologia, dependendo do critério, do "olho", da escala, do observador. E é isso o mais mágico, o mais fascinante da bio. A Biologia pode ser tudo, basta que seja vivo e já é. Ao lado vista do mar entre a Pedra Furada e o continente (Jijoca de Jericoacoara/CE), foto de Valesca Gomes.

Nenhum comentário: