sexta-feira, 27 de março de 2009

FABICO - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

A Fabico (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) é a faculdade da UFRGS que abriga os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade & Propaganda. O prédio da Fabico constitui-se de cinco pavimentos (oito, segundo os botões do elevador), contendo diversas salas de aula, laboratórios, dois centros de convivência para os alunos, uma biblioteca e um auditório.

A habilitação em Jornalismo é a mais antiga do curso de Comunicação Social da UFRGS. Antes da existência do prédio da Fabico, a mesma estava atrelada ao curso de Filosofia, no Campus Centro. Na época em que foram criadas as demais habilitações, e aproveitando o prédio recém-construído, a sede da faculdade de Comunicação foi transferida para o local atual. Muitas pessoas vêem o fato como uma manobra do governo de então para fragmentar a militância estudantil de oposição da época, já que o curso de Jornalismo era tido como um "foco de subversão".


Cronologia

1947 - Implantação do curso de Biblioteconomia.
1952 - Implantação do curso de Comunicação Social.
1970 - Inauguração do prédio da Fabico.
1984 - Reestruturação do currículo do curso de Comunicação Social.
1999 - Implantação do curso de Arquivologia.
2000 - Reestruturação do currículo do curso de Biblioteconomia.
2006/2007 - Reformas na estrutura do prédio.
2008 - Implantação do curso de Museologia.
2009 - Nova Reestruturação do currículo do curso de Comunicação Social.
(fonte:
wikipedia)


Telhado Vivo
Em 2008 foi implantado no prédio um telhado vivo. Uma solução verde encontrada para substituir a antiga cobertura de alumínio, que gerava incômodos reflexos no interior do prédio, além de cozinhar os alunos durante as aulas no primeiro andar. Além de colaborar no equilíbrio da temperatura interna do prédio, o telhado vivo faz com que, em dias de chuva, a água não caia do telhado em uma bela cachoeira, que banha os alunos já na porta da FABICO.

Nenhum comentário: