quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Tempo e espaço na química
A química é considerada pela maioria dos alunos como uma matéria chata e cansativa, sendo somente decorada pelos alunos. Essa situação ocorre porque os professores não só da química mas também de outras matérias, estão condicionados a darem sempre a mesma aula, a mesma metodologia, não podendo inovarem, ou seja, dar uma aula um pouco diferente e mais interessante;tudo isso ocorre porque existe uma resistência dentro da própria escola, entre os outros professores em aceitar uma nova maneira de ensinar. Isso é muito ruim para os alunos, pois se pudessemos inovar a nossa maneira de dar aula, o ensino de química se tornaria muito mais interessante e menos desgastante para eles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Concordo com a colega. Há uma resistencia nas escolas de tornarem as aulas mais atrativas. No cursinho pré-vestibular, por exemplo, as aulas sao tao mais inteessantes, por que nao adotar essa metodologia de cursinho nas escolas tambem? Digo isso por experiencia propria, pois tudo o que se dobre quimica é graças ao cursinho...
Acho que existem professores e professores, pois assisti há algumas aulas de cursinhos como "penetra" e achei o professor de química um chato que deixava quase toda turma sonolenta. A única matéria de química que realmente aprendi e gostei no segundo grau, digo, ensino médio(sim, sou velha...rsrsrsrs)foi química orgânica graças à minha professora que era bem jovem (uns 20 e poucos anos)e dava uma aula bem dinâmica e interessante. Isso que eu estudava no turno da noite, onde a grande maioria dos alunos quer mesmo é se formar e não tem pretensão de ingressar na universidade. Concluindo, independente de estar dando aula em um cursinho pré-vestibular ou em uma escola conservadora, existem meios de se contornar os problemas e proporcionar aos alunos aulas que não sejam um porre, sejam de química, de história, geografia ou o que for...
Pois é... acho que o cursinho é um espaço com um objetivo bem determinado: o vestibular.
Fiz cursinho (há vários anos) e acho que as aulas eram muitas vezes divertidas porque muitos dos professores faziam piadas, contavam histórias, justamente pra prender a tenção dos alunos. Acho isso positivo, sim. Fazer a aula ser interessante é muito importante. Mas me parece que esse não o lugar do novo (aí entram várias questões e a econôminca é uma delas) que estamos projetando.
Queremos mais... mais possibilidades, aulas diferenciadas com verdadeira colaboração, partipação dos alunos.
A mudança leva tempo... mas precisamos começar, né?! Vamos se aqui descobrimos algumas possibilidades.
Tenho certeza que nós alunos da quimica da ufrgs, vamos saber revolucionar a quimica nas escolas... Ensinando o aluno a gostar de quimica... Teremos nosso diferencial, e os nossos alunos serão privilegiados...
Postar um comentário