quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Espaço e tempo como categorias narratológicas

Conceituo espaço e tempo a partir da narratologia, área de estudo (dentro da literatura) que se preocupa por estudar às diferentes narrativas. Busquei os conceitos de um livro que usava pra estudos de literatura que se chama “Dicionário de Narratologia”, de Carlos Reis e Ana Cristina M. Lopes. Escrevi bem curtinho pra que não fique muito chato.

A narratologia preocupada por categorizar os elementos de uma narrativa (que nada mais seria do que as história contadas, escritas ou não, que conhecemos) a separa em várias em categorias. Dentre elas temos o tempo e o espaço que tento descrever bem sucinto aí em baixo.

O tempo da história é aquele que se refere ao tempo cronológico, à sucessão de acontecimentos em uma história ao passo que o tempo psicológico seria aquele menos rígido, já que se refere à personagem, ou seja, as suas experiências: é subjetivo. Esse tempo subjetivo influencia diretamente ou outro (da história), pois pode transformá-lo e redimensioná-lo a partir das vivências da personagem.

O espaço está diretamente ligado à categoria tempo e refere-se objetivamente ao cenário em que se desenvolve a história. Mas o conceito de espaço se amplia também aos espaços social, em que se descrevem os ambientes capazes de ilustrar uma determinada sociedade; e psicológico, no qual os comportamentos ou ainda a mente são os cenários capazes de mostrar às vivências da personagem.

Nenhum comentário: