quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Espaços para a filosofia

Com a nova lei da obrigatoriedade de filosofia no ensino medio, essa disciplina vem sendo resgatada. Por nao "cair no vestibular", a filosofia foi por muito tempo colocada a margem das disciplinas oferecidas nas escolas. Acredito que a filosofia pode se muito aproveitada nas questoes cotidianas, pincipalmente na area da etica, que é a minha preferida. Esperopoder inculcar nos meus alunos questoes morais e fazer com que eles reflitam sobre suas atitudes, seus desejos, suas motivaçoes, enfim, de maneira a melhorar sua convivencia em uma sociedade mais etica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que a filosofia, assim como as artes em geral (música, artes visuais, teatro, dança) passa por um processo complicado de adaptação no meio escolar, já que estas não constam como materias obrigatórias no concurso vestibular.

Temos que provar de alguma forma que estas disciplinas não são dispensáveis no desenvolvimento do indivíduo e na sua relação com a sociedade.

A filosofia conquistou seu lugar no curriculo escolar, aos poucos pode demostrar a sua importância e ser mais valorizada. Já as artes estão um pouco a margem nesta situação. Embora o ensino de arte seja obrigatório, poucas escolas oferecem esta disciplina, sendo que os poucos períodos disponíveis (normalmente um ou dois por semana) têm que dar conta das diferentes formas de arte.

A situação é extremamente complicada, mas por um lado a filosofia acabou de abrir uma grande porta para o seu desenvolvimento no ambiente escolar.