quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Tempo? Tempos...

A relatividade do tempo e descrever o tempo como único sem possibilidades de sua flexão já é uma idéia não tão concreta e precisa. A construção do tempo relógio, foi criada por Galileu, pela necessidade de medir com exatidão o instante que as bolas caiam da torre de Piza até o choque com o chão. Ele colocou em evidência em seu experimento, se a massa interferia na velocidade de queda, e por essa razão teve de encontrar uma maneira linear de controlar o momento em que as esferas eram lançadas ao solo. Em suas tentativas utilizou o seu próprio pulso cardíaco, no qual, controlava quantos batimentos eram dados no momento da queda. Não houve felicidade nessa situação, pois o pulso oscila, uma vez que, ele subia e descia a torre para pegar as esferas no chão e recoloca-las no ponto de partida. Com o exercício físico feito, o sangue necessita ser bombeado mais rapidamente dessa forma acelerando seu pulso, e assim não conseguia comparar seus experimentos pelos diferentes resultados apresentados. Por esse problema Galileu criou um relógio por pêndulos, no qual cada cada oscilação significa 1 segundo.

http://www.youtube.com/watch?v=4DOoZ90_pZY


Com os estudos dos astros e a comprovação do heliocentrismo, as medições de horas, dias e anos ocidentais foram agregadas aos segundos lineares de Galileu. A construção do tempo e de sua mediação cientificista foi aderida e cultura, principalmente ocidental, e integrada a sociedade. O único tempo, e apenas ele, foram autenticados com sua precisão e certeza. idéias modernistas refletidas até hoje, pela rigidez e pontualidade. Sistemas de produção, como Fordismo, Toyotismo -Just in time-, foram criados e desenvolvidos por essa noção de tempo. Sem sombra de dúvida é uma idéia, do ponto de vista de produção muito interessante, porém, não leva em consideração o tempo biológico e muito menos o tempo de ocorrência de processos naturais. Não a toa, que o homem para manter essa linearidade, teve de conseguir manipular (de maneira alguma o homem domina a natureza) ou prever situações naturais. Muitas sociedades foram insustentáveis e, continuam sendo, pelo ímpeto frenético, pela necessidade de manutenção de um tempo linear, o que acabaram por declinar, ou até, serem extintas da história. Já hoje, mostrado por inúmeras evidências, como por exemplo depleção de recursos essenciais ao homem, que os tempos que o mercado humano impõe não apresenta pontos de equilibração.
Isso sugere que estamos nos movendo em diferentes marchas de tempo.
Albert Einstein relativizou a situações de tempo, em seu exemplo clássico de que 5 minutos na fila do mercado podem parecer uma eternidade, 1 hora de um grande concerto pode ser rápido como um piscar de olhos. Nos vídeos que seguem os links abaixo existem duas situações de tempo, uma de tempo celular e outra de tempo geológico.

http://br.youtube.com/watch?v=Pj9cdVeIntY (Divisão da célula - mitose / Replicação do ADN/DNA)

O tempo celular não é nada mais que alguns segundos...

http://www.youtube.com/watch?v=CFCP8l0vNTU (Deriva continental)

O tempo geológico não é nada mais do que alguns milhões de anos...


O tempo além de se configurar como uma bolha de sabão, em um exemplo bem biológico como um nicho, também existem maneiras de visualiza-los tendo em vista as diferentes ciências, artes ou culturas. Existem tribos africanas ( a qual não lembro o nome...) que jamais planejam seus futuros e que não tem nenhum instrumento de medição, fora os astros. O presente é o único tempo que se pensa, ou se faz qualquer atividade, não existe visão, ou projeção para nenhum futuro.

Nenhum comentário: