quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Tempo e Espaço no Esporte


Como a idéia da disciplina é realizar um trabalho interdisciplinar tentarei falar um pouco da minha opinião e da minha área de atuação, Educação Física, em relação ao tempo e espaço.
Para mim o tempo e espaço são construções do homem para poder organizar a sua vida em sociedade de acordo com as evoluções. Acredito que estas construções tenham uma significativa importância para nossas vidas. Por exemplo, a criação de um calendário ou mesmo de um instrumento que "conte" esse tempo criado pelo homem tem uma grande importância na questão do trabalho, pois é uma maneira de organizar a carga de trabalho realizada por um trabalhador.
Na questão da Educação Física o tempo e o espaço aparecem em todos os momentos, principalmente na questão do esporte de rendimento. Atletas precisam percorrer distâncias no menor tempo possível, como numa prova de atletismo de 100m rasos para poder vencer. Assim, como já comentei acima esta é uma construção do homem. No esporte só quem aparece é o melhor, o campeão, aquele que consegue bater as barreiras do espaço e do tempo. Levando em consideração uma partida de futebol, basquete e outros desse tipo o tempo e espaço também tem grande importância. Tanto nas regras do jogo como na relação com atuação e treinamento de uma equipe e posterior vitória ou derrota.
Quanto a Educação Física Escolar o tempo e espaço também estão, permanentemente, atuantes. As aulas possuem um tempo (2 perídos de 50 minutos, por exemplo) e um epaço onde será realizada (como uma quadra de handebol, por exemplo) e também todas as questões do Esporte Moderno influenciam na maneira, no conteúdo, na percepção e interesse dos alunos. Os alunos podem passar a se interessar por um esporte que esta em evidência na mídia, um exemplo é quando Gustavo Kuerten, o Guga, venceu vários torneios de tênis. Isto influenciou várias crianças a quererm praticar este esporte.
Sendo assim, reafirmo tudo que já foi comentado aqui. Tempo e Espaço são construções do próprio homem! Esta é apenas a minha opinião e também estará sendo construida e modificada de acordo com o andamento, as leituras, as discussões e as opiniões de colegas desta disciplina.

Nenhum comentário: