quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Tempo e espaço na filosofia

Para o filósofo Locke, todo nosso conhecimento vem das nossas sensações. Através da experiência, criamos idéias das coisas e a partir daí construímos o nosso conhecimento. Da mesma maneira acontece com a idéia de tempo e espaço.
Adquirimos a idéia de espaço tanto pela nossa visão como pelo tato. Considerando o espaço apenas como um comprimento entre dois seres qualquer, sem considerar nenhuma outra coisa entre eles, tem-se o que se designa por distância. Cada distância diferente é uma modificação diferente no espaço. Por isso, certos comprimentos fixos, tais como, polegada, jardas, milha, diâmetro da Terra, são idéias formadas a partir da idéia de espaço.
Há outro tipo de distância, ou comprimento, cuja idéia não apreendemos das partes permanentes do espaço, mas das passageiras. Denominamos isso duração, ou seja, os modos simples como comportam quaisquer comprimentos diferentes dela e cujas idéias distintas são horas, dias, anos, etc., tempo e eternidade.
Para entender tempo e eternidade corretamente, devemos considerar com atenção a idéia que temos da duração e como a obtemos. Para quem observa o que se passa em sua própria mente enquanto estiver acordado, é evidente a constatação de uma seqüência de idéias que se sucedem constantemente em seu entendimento. A reflexão acerca do aparecimento de umas idéias depois de outras em nossas mentes ocasiona em nos a idéia de sucessão, sendo a distância entre quaisquer partes dessa sucessão ou entre o aparecimento de duas idéias quaisquer em nossas mentes denominada duração.
A partir dessas constatações, podemos concluir que:
- Primeiro, observando como as idéias em nossas mentes revelam-se em constante seqüência, umas desaparecendo e outras começando a aparecer, adquirimos a idéia de sucessão;
- Segundo, observando a distância existente nas partes dessa sucessão, apreendemos a idéia de duração;
- Terceiro, observando pela sensação certas manifestações, em certos períodos regulares e aparentemente eqüidistantes, apreendemos as idéias de determinados comprimentos ou medidas de duração, como minutos, horas, dias, anos, etc.
- Quarto, considerando qualquer parte da duração infinita, demonstrada por medidas periódicas, apreendemos a idéia disso que denominamos tempo em geral.


Catiuscia Machado

Nenhum comentário: