quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Tempos e espaços no teatro

Segundo o dicionário Aurélio:
tem.po sm. 1. A sucessão dos anos, dias, horas, etc., que envolve a noção do presente, passado e futuro. 2. Momento ou ocasião apropriada par que alguma coisa se realize. 3. Época, estação. 4. As condições meteorológicas. 5 gram. Flexão indicativa do momento a que se refere a ação ou o estado verbal. 6. mus. Cada uma das partes, em andamento, diferentes, em que se dividem certas peças.

es.pa.ço sm. 1. Distância entre dois pontos, ou a área ou o volume entre limites determinados. 2. Lugar mais ou menos bem delimitado, cuja área pode conter alguma coisa. 3. Extensão indefinida. 4. O universo. 5. Período ou intervalo de tempo. 6. Em texto escrito ou impresso, o claro que constitui a separação entre as palavras e, às vezes, entre as letras de uma palavra; branco.

No teatro, tempo e espaço estão intrinsecamente relacionados, pois há a necessidade de um tempo e um espaço para que se torne possível a criação de um trabalho. Esta relação acontece cotidianamente, pois se necessita de um “lugar mais ou menos bem delimitado” onde possam acontecer os estudos de texto (ou a criação de um), bem como os ensaios e outras atividades (como, por exemplo, a pesquisa) que o grupo de teatro se propuser a realizar , desde que este espaço permita, dentro do tempo disponível, acontecer.
O tempo está relacionado com todas as fases da concepção teatral. Ele se faz presente na época (tempo cronológico) em que o texto a ser ensaiado acontece e na leitura que fazemos dele, no tempo de duração (horas, minutos) que a peça terá para ser apresentada, na “sucessão dos dias, horas,” semanas em que a peça será trabalhada, ensaiada. Haverá, também um tempo – data e hora – e um espaço – lugar – onde tudo será apresentado. O tempo e o espaço, tornam-se, aqui, relativos, pois se modelam de acordo com cada grupo, com cada peça, com cada criação que pode acontecer.
Para o teatro, tempo e espaço estão articulados na peça a ser (re)criada e nos ensaios que a prepararão para o público. Acontecem a todo o momento antes, durante e depois de uma apresentação e, para que não se perca tempo ou espaço, existe a necessidade de muito trabalho individual e coletivo, para que todos reconheçam no outro e encontrem o seu – e o de sua personagem – tempo e espaço dentro de cada pequena área do palco ou das coxias, dentro de cada segundo de emoção que exigirem as palavras, gestos e atitudes dos personagens e das histórias, dentro e fora de si mesmos.



SILVIA DEBASTIANI RENNÓ DA SILVA

Nenhum comentário: