sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Maneira mais eficaz que jah conheci de atravessar as fronteiras do ensino...

Camila
Parabens pela sua postagem (Devaneios teatrais)!
Muito boa! Vc eh uma pensadora, critica. Isso e muito bom!
Fiquei pensando sobre esse seu trecho:"Questiono o sistema de ensino, afinal o conhecimento, em minha opinião, não se dá (apenas) através de livros, teorias, fórmulas, resenhas... E sim de vivência, de experiência"
Lembrei me que conheci uma historia de alguem que usou o metodo da experiencia, que vc citou, para se ensinar.Um certo homem, um professor, tinha algo muito importante a ensinar. Este homem usou o metodo de andar junto, comer junto, viver as experiencias juntos e com elas, ensinar seus alunos. Ele teve um numero reduzido de alunos: doze. Um destes, se perdeu no meio do aprendizado, e nao "concluiu o curso". Mas os outros onze aprenderam, e muito bem, pois com os ensinamentos que receberam, influenciaram 1/3 de toda a humanidade, ou seja, 2 bilhoes de pessoas. 11 pessoas aprenderam e com estes ensinamentos ensinaram da mesma forma e este conhecimento chegou a estas bilhoes de pessoas.
Este homem, um judeu, eh Jesus de Nazare e esses 11 alunos sao seus discipulos que levaram estes ensinos (o evangelho - que siginifica "Boas Novas" - ) e hoje, 2 bilhoes de pessoas declaram seguir este evangelho.
O assunto em pauta nao eh a religiao, mas a forma de ensino. Jesus teve tres anos e meio para ensinar aqueles homens. E funcionou. Ele andava junto com eles, no frio e no calor do deserto. Na terra ou no mar eles estavam juntos. (Meio poetico, nao eh? rsrs) Mas a questao, penso eu, eh como fazer um ensino desta forma nos dias de hoje? Como "andar" com os alunos e te los perto de si todo o tempo? Este e um questionamento que nao tenho a resposta... Alias, por isso eu postei este comentario... Para que reflitamos neste metodo de ensino, que se mostrou extremamente eficaz, e como poderiamos aproveitar disso algo utilizavel para atravessar os espacos e tempo da educacao pohs moderna de hoje.
Um abraco pessoal!
Claudio Britto

Nenhum comentário: