terça-feira, 29 de março de 2011
O tempo e o espaço escolar na Educação Física
Na disciplina de educação física o espaço, assim como as demais áreas do conhecimento, possui um espaço físico escolar tido como "natural", a quadra, mas ao mesmo tempo às vezes há falta desse espaço e é preciso procurar um novo espaço. O que a disciplina "tempos e espaços escolares - atravessando fronteiras" propõe justamente é desnaturalizar esse espaço físico da Educação Física e das demais disciplinas. Além do espaço físico, não só para a educação física, há outro significado de espaço na escola que é a importância que é dada as diversas áreas.No turno noturno a educação física é tida como facultativa.Isso demostra o descaso com essa área.Constatamos que no que diz respeito à educação física não há se quer esse lugar/espaço tido como "natural" da disciplina.O senso comum idealiza que existe uma quadra demarcada, mas o que vemos (muitas vezes) é uma quadra sem marcações, de terra ou até mesmo a aula é ministrada em um saguão da escola ou em outro local que não é o ideal ou é incomum para se realizar as atividades propostas. Assim cabe ao educador usa da sua criatividade na elaboração das aulas em um espaço no qual não era o idealizado por ele. Outro viés que trago é que as aulas de educação física, e porque não de outras matérias, poderiam/devem invadir outros espaços que não são habituais.Um aula de educação física pode ser ministrada em sala de aula,laboratório de química,laboratório de informática,museu.Os conteúdos da grade escolar se fundem, pois há a história da educação física que pode ser desenvolvida juntamente com o professor de história,artes assim como outras áreas também há uma conectividade/relação.Creio que no momento em que as disciplinas saírem da sua zona de conforto e ousarem se apropriar de outros espaços, além do que lhe é dado como "natural", e elaborarem um tema transdisciplinar isso facilitará com que o aluno visualize que as áreas do conhecimento se fundem, há uma conexão entre elas, e não são estanques e não possuem lugares fixos,imutáveis. Já a questão de tempo não é um problema apenas da educação física, acredito, mas de outras áreas também.Na educação física há perda de tempo de aula no deslocamento dos alunos até o local da aula.Além disso há um período por semana, muitas vezes, de educação física apenas.Percebemos ao olharmos a carga horária que é destinada a educação física e a outras áreas, artes,teatro,música, que algumas áreas possuem uma carga horária, e porque não dizer importância, maior do que outras. O tempo nas aulas de educação física poderia ser melhor aproveitado ao se utilizar uma sala de aula,não em todas as aulas é claro,assim não haveria um grande deslocamento até o espaço destinado a aula ou até mesmo o professor de sala de relacionar o seu conteúdo com algo que será visto na aula de educação física e vice-versa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Vamos pensar em propostas para desnaturalizar os espaços das disciplinas na escola?
Postar um comentário