TOQUE MÁGICO
“A salvação e a morte não podem olhar nos olhos uma da outra"
citado em "Berthe Morisot" , Anne Higonnet -
A figura da mulher na escola da arte sempre foi um movimento passivo de modelo, amadora e até o reconhecimento profissional em que mudou seu espaço no mundo seu status foi com paciência, persistência e muita tinta , nos impressionistas um novo tempo e ritmo de pinceladas que representa muito bem o toque feminino e libertador que vem de Berthe Morisot, )(1841-1895 ) na época apresentou a pintura O Berço (Museu de Orsay); o crítico Gustave Geffroy naquele tempo, ‘”ainda que as formas que aparecem nas pinturas de Morisot sejam sempre vagas, possuem uma vida estranha. A artista consegue definir o jogo das cores, a palpitação entre as coisas e o ar que as envolve”.
Um toque mágico da mulher e suas criações em tempos de mães /filha é representado em sua infinita ternura e a singeleza de seus amores aos filhotes na emoção que nos identifica e nos tão iguais em Berthe que transcende seu mundo nos tempos e espaços do agora.
Regina H.M. Campos
Um comentário:
Legal a lembrança dessa artista impressionista. O espaço dela e de outras artistas no mundo da arte ocidental foi muitas vezes desvalorizado...
Postar um comentário