terça-feira, 29 de março de 2011

Tempo e espaço na escola infantil


Na escola em que realizei meu estágio curricular pude perceber alguns aspectos sobre tempo e espaço escolar. Como se tratava de uma creche, logo percebi que as crianças passavam mais tempo ali dentro da instituição do que com seus pais em casa. Procurei então trata-las com afeto e carinho, proporcionando um ambiente agradável e com atividades lúdicas que contemplassem o espaço disponível naquele local.

O espaço disponível para o berçário era bem amplo, porém não muito aproveitado. Procurei colocar objetos que chamassem a atenção dos pequenos, como fotos da turma, fazendo uma chamadinha. Exploramos também o espaço fazendo cabaninhas, deixando assim o local mais agradável e interessante de modo que as crianças se apropriassem dele e interagissem livremente em um ambiente lúdico.

Espaço e tempo são muito importantes para a educação, tanto básica e no meu caso, principalmente na educação infantil. Além dos espaços internos de sala de aula, exploramos também com as crianças o pátio, espaço de lazer e aprendizagens e o Parque da Redenção, onde fizemos um piquenique. Aproveitando assim o tempo escolar em outros espaços, que não somente a sala de aula. Em todos eles se favorece a aprendizagem.



Um comentário:

Luciana disse...

Crianças pequenas vivem o espaço e tempo de um modo mais livre. Por que tanta necessidade de disciplinar esses espaços e tempos quando elas crescem?