terça-feira, 29 de março de 2011

Conceitos de TEMPO e ESPAÇO no campo das Artes Visuais

TEMPO e ESPAÇO, em arte, são conceitos bastante elásticos, com a possibilidade de serem constantemente mudados, ou até mesmo serem diferentes, de acordo com as concepções de cada um a respeito deles. Explico, ou tento: uma das definições físicas que podemos encontrar sobre tempo, por exemplo, é que ele é entendido como um continuumonde um evento sucede outro, do passado ao futuro, e de espaço como o local onde um corpo pode descrever sua trajetória. Já no campo das artes, cada indivíduo, seja ele produtor (artista) ou expectador, definirá esses conceitos de acordo com o obra, ou a situação artística com a qual ele é confrontado.
Assim, uma obra pode discutir o conceito de tempo de maneira linear, como em Erro de continuidade sem fim, de Beth Campbell;de maneira descontínua, como nos trabalhos de Geraldo de Barros e até mesmo de maneira a priori paradoxal, como nas obras de Henri Cartier-Bresson. Bresson denominou instante decisivo o 'instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio'; neste momento o fotógrafo congela pontualmente o tempo, que após transformar-se em imagem, torna o momento um acontecimento perpétuo.

Beth Campbell
Erro de Continuidade sem fim, 2004






Geraldo de Barros
Sem título, 1949








Henri Cartier-Bresson
Atrás da Gare Saint-Lazare, 1932









Assim como o tempo, o conceito de espaço também pode variar bastante.
Para começar, o espaço não precisa ser um lugar físico, muito menos estar delimitado. O espaço em arte, pode ser o lugar onde a obra está, ou a obra em si, como espaço total dos conceitos que ela contém, mesmo as questões nela presentes, ou até tudo isto ao mesmo tempo.

Um comentário:

Luciana disse...

Ótima relação entre o trabalho desses artistas e as questões de espaço e tempo. Como pensar estas questões nas tuas aulas?