terça-feira, 29 de março de 2011

O tempo e o espaço na física.

Durante a evolução do conhecimento diversos físicos, filósofos e pensadores das mais diversas áreas tentaram definir o que seria o tempo e o espaço. A princípio nos parece fácil definir estes termos pois estamos imersos neles.
Tempo é uma "coisa" que todos sentimos, todos temos noção da passagem do tempo, assim como o espaço. Ocupamos um certo espaço, as coisas que estão ao nosso redor também ocupam espaço, então espaço também nos parece bastante acessível.
Mas quando aprofundamos um pouco mais o nosso pensamento, procuraremos respostas nem tão fáceis de achar, como por exemplo, podemos parar o tempo? Qual a menor unidade de tempo que podemos medir, pequenas frações de segundo? Mas o que é um segundo a não ser uma convenção humana que determina um certo período. Quando analisamos um evento devemos isolá-lo e neste momento podemos parar o tempo, mas podemos refinar a nossa análise escolhendo espaços de tempo cada vez menores, até onde? Não temos esta resposta, o segundo pode ser subdividido infinitamente e cada subdivisão aproxima cada vez mais nosso olhar sobre o que estamos olhando, as vezes aproxima tanto que não conseguimos mais identificar o que antes estávamos analisando.
A mesma coisa acontece com o espaço, não sabemos até onde podemos subdividir o que chamamos de distâncias, cada divisão por menor que seja continua sendo um espaço, por menor que seja.
Tempo-espaço na física não separam-se nunca, um sempre está ligado ao outro, e quanto mais conseguimos definir um, mais o outro se torna indefinido. Observamos o comportamento de uma onda num gráfico que mostra em um dos eixos, o horizontal por sugestão, o tempo e no eixo vertical, o deslocamento da crista da onda.

fonte:http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTUjrW0GbvVY-8_qa09D_eqKFZItZiz4_NkN0f_bVNn4NV8JWKqsA&t=1

Se fizermos uma aproximação, um zoom, em qualquer ponto desta onda, poderemos estudar espaços de tempo cada vez menores, mas já podemos imaginar que quanto mais aproximamos a nossa imagem, chegará um momento em que a linha deixará de ser uma curva e se tornará apenas um ponto. Um ponto é um lugar no espaço e a não ser que conheçamos o comportamento da onda nas suas vizinhanças, ele nada nos dirá.
Ou seja definimos o tempo e perdemos a definição do espaço.


Um comentário:

Luciana disse...

Então o tempo e espaço é sempre relativo?