sábado, 19 de junho de 2010

VALIE EXPORT
ARTES VISUAIS
HORIZONTE EXPANDIDO

A segunda temporada de Artes Visuais deste ano no Santander Cultural está imperdível! Venha conferir a exibição da mostra Horizonte Expandido, que tem a curadoria de André Severo e Maria Helena Bernardes.

No Grande Hall e Galerias, você vai encontrar um conjunto de trabalhos - em sua maioria inéditos no Brasil - produzidos no contexto dos anos 60 e 70, por 16 artistas que procuraram pensar, não apenas sobre questões do terreno da arte, mas também sobre a vida.

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS

Uma das opções da programação simultânea à mostra Horizonte Expandido, é o programa 10 Passeios. Nesta atividade, dez grupos pré-agendados serão conduzidos por André Severo e Maria Helena Bernardes por dez diferentes roteiros pelo espaço expositivo. Em cada passeio serão vistas e comentadas obras distintas. As caminhadas serão pontuadas por paradas para conversa sobre momentos específicos da obra de cada artista, entendidos como instrumentos potenciais para mudanças de curso significativas, momentos de invenção em que os artistas produziram soluções que afetaram o curso de sua produção pessoal, de sua própria geração ou de gerações posteriores.

Essa atividade difere muito de uma visita mediada em função da forma como ela será realizada: os passeios não pretendem passar por toda exposição, mas sim por pequenos fragmentos. Cada artista será abordado em maior profundidade, explorando suas idéias, sua reflexão. O visitante estará ali presente no papel de interlocutor e não como público passivo.
Para participar, inscreva-se pelo telefone 51 3287-5940 - 5941 ou e-mail ecult03@santander.com.br


Veja a programação dos próximos passeios e agende-se!

As inscrições são gratuítas!

Passeio 5: 23 de junho - 11h
Passeio 6: 30 de junho - 11h

Passeio 7 : 07 de julho - 11h
Passeio 8: 28 de julho - 11h
Passeio 9: 04 de agosto - 11h

Passeio 10: 14 de agosto - 11h


VALIE EXPORT

VALIE EXPORT ( Áustria, 1940).

Seu nome de batismo é Waltraud Lehner.

Assume a partir da bizarria do nome, VALIE EXPORT ( adotado em 1967), sempre em letras maiúsculas, um estado de exceção e não-assimilação, como talvez possamos descrever os casos de e.e.cummings, Sousândrade ou Qorpo-Santo.

VALIE EXPORT surge na cena artística européia no final da década de 60. Prescindindo da linguagem e buscando outras estratégias, VALIE EXPORT inicia um questionamento das estruturas de poder que regem, de forma subliminar e sub-reptícia, mesmo nossos complexos linguísticos.


Nenhum comentário: