segunda-feira, 21 de junho de 2010


HORIZONTE EXPANDIDO-Ana Mendieta(Cuba,1948-EUA,1985)

Ana Mendieta foi uma artista cubana-americana, obteve fama através de suas performances, esculturas “earth-body” e por seus trabalhos fotográficos e de vídeo.
Mendieta nasceu em Havana, Cuba mas logo mudou-se para os Estados Unidos, quando jovem. Aos treze anos, Ana e sua irmã mais velha foram exiladas de Cuba devido a oposição de sua família ao governo revolucionário cubano. Ambas foram direcionadas ao serviço de adoção em Iowa através da Operação Peter Pan criada pelo governo americano.
Ela graduou-se em Belas Artes pela University of Iowa no ano de 1969 e subsequentemente fez dois mestrados, um em pintura e outro através do programa Intermedia de Hans Breder. Durante o curso de sua carreira, Mendieta criou obras em Cuba, México, Itália e nos Estados Unidos. A maioria dos trabalhos da artista seguem uma linha de mensagem política feminista. Um tema comum em suas performances era a violência contra o corpo feminino. Ana buscava regularmente o choque para representar o abuso sexual. Muitas performances da artistas lidavam com quantidades significantes de sangue animal.
Posteriormente a artista começou a focar em trabalhos nos quais ela deixa sua marca no ambiente, mais especificamente em suas obras com silhuetas. Estas obras envolvem marcar a terra, areia ou lama com a pressão do corpo da artista ou evidenciar a silhueta de Mendieta numa parede.
Ana Mendieta faleceu no dia 8 de Setembro de 1985 em Nova York decorrente de uma queda do 34º andar de seu apartamento na Greenwich Village. Oito meses antes disto, Mendieta se casara com o escultor minimalista Carl Andre. Andre foi julgado e absolvido por sua morte; durante seu julgamento ele descreveu a morte dela como suicídio. As obras de Ana Mendieta estão sob a direção da Galerie Lelong em Nova York.


Nenhum comentário: