Dimensões de espaço e tempo que transcendem a experiência e a capacidade cognitiva individuais.
As operações não buscam se adequar ao lugar, criar um senso de identidade, mas confrontar o observador com a complexidade e a instabilidade dessas configurações de grande escala.
A preocupação constante de Smithson era a conexão entre natureza e ambiente. O conceito físico da entropia, o decair da ordem parao caos são aspectos característicos das intervenções paisagísticas de Smithson. O caminho de Smithson vai da pintura expressionista abstracta para o tema non-site: fotos ou mapas documentando um sítio que existe fora da galeria, justapostas algumas vezes com pedra, lixo ou minerais recolhidos do sítio original. Em 1970 desenvolve o seu conceito de escultura de site, que define escultura como parte de um certo espaço, e não como objecto isolado e móvel.
Broken Circle Emmen, Holland Summer, 1971
Referências:
http://www.robertsmithson.com/
http://www.infopedia.pt/$land-art
http://www.pucsp.br/artecidade/itabira/itabira_05_arte_para_paisagem_industrial.pdf
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