quarta-feira, 16 de junho de 2010

Robert Smithson

Robert Smithson _ (EUA,1938 - 1973)

Dimensões de espaço e tempo que transcendem a experiência e a capacidade cognitiva individuais.

As operações não buscam se adequar ao lugar, criar um senso de identidade, mas confrontar o observador com a complexidade e a instabilidade dessas configurações de grande escala.


Robert Smithson's Spiral Jetty ,1970

A preocupação constante de Smithson era a conexão entre natureza e ambiente. O conceito físico da entropia, o decair da ordem parao caos são aspectos característicos das intervenções paisagísticas de Smithson. O caminho de Smithson vai da pintura expressionista abstracta para o tema non-site: fotos ou mapas documentando um sítio que existe fora da galeria, justapostas algumas vezes com pedra, lixo ou minerais recolhidos do sítio original. Em 1970 desenvolve o seu conceito de escultura de site, que define escultura como parte de um certo espaço, e não como objecto isolado e móvel.


Broken Circle Emmen, Holland Summer, 1971


A expressão "land art " refere-se às criações artísticas que utilizam como suporte, tema ou meio de expressão o espaço exterior.Na origem da Land Art esteve a tendência para utilização de elementos naturais, como a pedra, a terra e o sal como meio expressivo e como elementos constituintes das obras de arte, presente nas obras de Walter de Maria e de Robert Smithson


Referências:

http://www.robertsmithson.com/

http://www.infopedia.pt/$land-art

http://www.pucsp.br/artecidade/itabira/itabira_05_arte_para_paisagem_industrial.pdf

http://www.caleida.pt/clepsidra/paginas/earth_works.html


Nenhum comentário: