terça-feira, 15 de junho de 2010



HORIZONTE EXPANDIDO

“Um encontro com a geração que am

pliou os limites da arte contemporânea e construiu novas possibilidades de contato entre arte e público.” (Santander Cultural, 2010).


CHRIS BURDEN

  • Nasceu em 1946 em Boston nos Estados Unidos.
  • Anos 1970: série de ações onde utilizou o próprio corpo como instrumento de trabalho e comunicação. Essas práticas que vão ao extremo e de caráter muito radical que busca questionar práticas sociais e tabus ligados a cultura contemporânea. Essas práticas, muitas vezes, ele utilizava de grande violência sobre o próprio corpo. Sua primeira apresentação pública foi em 1971.

"SHOOT" , VÍDEO DE 1971.

  • Um dos protagonistas do movimento da Body Arte (conhecida também como a arte do corpo, que assim como Burden utiliza o corpo como suporte ou meio de expressão).

  • Nos anos 1980, o artista abordou a questão da comunicação em massa através do rádio e da televisão. Aqui, a violência era menor, mas ele utilizava seu corpo como forma de expressão.

  • Anos 1990: preferiu realizar instalações as quais lhe permitiam relacionar-se diretamente com o lugar onde elas se encontram. (ex.: La Tour des Trois-Museaux).



"A fim de comunicar suas idéias malucas, Burden - adepto da body-art e da opinião de que um tirinho não dói - já se viu crucificado em um fusca, ou com o braço rasgado por uma bala. Em Doomed se propôs a ficar imóvel sob uma placa de vidro e ao lado de um relógio - renunciando a posição de artista e assumindo a de obra - até que alguém ousasse interagir, quebrando o estigma de sacro do "objeto-arte". Bem, ele esperou por dois dias até que um segurança colocasse uma jarra de água ao lado dele, encerrando a coisa toda." (http://isabellagodinhoarq.blogspot.com/2009/10/inhotim.html, ÚLTIMO ACESSO EM 15/06/2010)




"Uma nova obra do cara foi inaugurada no Inhotim, Beam Drop, um monte de vigas de madeira gigantes, soltas de uma altura de 45 metros em cimento fresco, criando um emaranhado de linhas randômico e colossal" (http://isabellagodinhoarq.blogspot.com/2009/10/inhotim.html, ÚLTIMO ACESSO EM 15/06/2010)




Referêcias:
http://www.infopedia.pt/$chris-burden> (último acesso em 14/06/2010)



Nenhum comentário: